Voltar para a tela anterior.

Aprovada a criação da Comissão de Industrialização

A desaceleração econômica preocupa Guiovane


A criação da Comissão Temporária Especial para Acompanhar e Apoiar o Incremento da Industrialização, Evitando a Desindustrialização foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (13). O vereador Guiovane Maria/PT, preocupado com os rumos de alguns setores do parque industrial caxiense, teve acatada a sua proposta, para que a comissão acompanhe o assunto até o final do ano legislativo.

Segundo o requerimento, a Comissão de Industrialização tem o objetivo de expor as dificuldades enfrentadas pelo setor e propor alternativas viáveis para uma solução equilibrada aos interesses brasileiros com relação ao mundo. Temos a necessidade de corrigir alguns rumos da política industrial nacional para fortalecer a nossa economia, afirmou Guiovane.

O petista sinalizou que a indústria brasileira vem sofrendo perdas consecutivas em relação à sua competitividade com as empresas asiáticas, que, para ele, tiram proveito de benefícios fiscais e acordos internacionais de forma ilegal, para colocarem os seus produtos no país, provocando uma concorrência desleal com o produto nacional. Em curto prazo, o parlamentar disse acreditar que a nação poderá perder postos de trabalho e iniciar um processo de desaceleração na economia brasileira.

O vereador Francisco Spiandorello/PSDB demonstrou temer a estagnação da indústria. Disse que o produto interno bruto (soma das riquezas do país) da indústria tem decaído perigosamente. Pediu a redução de impostos sobre os produtos brasileiros. Os vereadores Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT compartilham com o tucano da opinião de que as barreiras, taxas e incentivos devem ser debatidas pela comissão temporária.

Mauro lembrou que, há 15 dias, havia apresentado moção de apoio à industrialização, enviada à presidente Dilma Rousseff. O peemedebista apontou para a relevância do polo industrial caxiense, no debate de soluções para o problema nacional. Beltrão saudou a iniciativa e destacou o fato do Brasil ser a 6ª maior economia mundial, segundo dados recentes.

A comissão será integrada por cinco vereadores. A escolha deverá ocorrer nos próximos dias, na Casa.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (em representação), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (a favor), Felipe Gremelmaier/PMDB (a favor), Francisco Spiandorello/PSDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Pedro Incerti/PDT (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

13/03/2012 - 20:53
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo