Voltar para a tela anterior.

Toigo critica possibilidade de renovação das concessões de pedágios

Os contratos das empresas concessionárias serão encerrados em 2013


O vereador Gustavo Toigo/PDT posicionou-se contrariamente à renovação dos contratos dos pedágios estaduais, na sessão ordinária desta quarta-feira (08). Os contratos das empresas concessionárias serão encerrados em 2013. Diante disso, o governo estadual está estudando a ampliação das licitações por mais 11 anos.

Toigo afirmou que o valor cobrado nas praças mostra-se exagerado e que os responsáveis pelas estradas deixam de investir em grandes obras. Para o pedetista, a solução não passa pela redução de tarifas. Disse que renovação dos contratos mostra-se temerária para Caxias do Sul, que tem uma praça na rodovia que liga o município a Farroupilha.

Ele comentou, ainda, sobre a proposta do deputado estadual Alceu Barbosa Velho/PDT, apresentada ontem ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. Barbosa Velho propôs a criação de uma empresa de economia mista para administrar pedágios, no modelo comunitário. Desse modo, o deputado disse esperar que os recursos a serem arrecadados fossem empregados na manutenção das estradas pedagiadas.

Na sequência, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT sugeriu a retomada de uma comissão específica na Casa, para defender o município de uma eventual renovação. Segundo informações do parlamentar, menos de 1% do arrecadado nas praças é revertido em investimentos nas estradas.

A união de forças com outras câmaras e prefeituras da região foi defendida pelo vereador Felipe Gremelmaier/PMDB. Para o vereador, os poderes dos municípios prejudicados pelos pedágios devem se unir, na tentativa de sensibilizar o Palácio Piratini.

08/03/2012 - 20:49
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo