Voltar para a tela anterior.

Representante da Marcha Mundial das Mulheres participa da sessão ordinária

A militante ocupou a tribuna para falar sobre as lutas femininas


A Câmara Municipal de Caxias do Sul abriu espaço, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (08/03), para a manifestação da representante da Marcha Mundial das Mulheres. A militante Suelen Santos ocupou a tribuna para contar um pouco da história do grupo e enfatizar a importância da luta pelos direitos das mulheres.

De acordo ela, a marcha surgiu em 2000, através de uma campanha contra a pobreza e a violência que reuniu mulheres do mundo todo. A inspiração para a marcha, conforme Suelen, foi uma manifestação realizada em 1995, em Québec, no Canadá, quando 850 mulheres marcharam 200 quilômetros, pedindo, simbolicamente, pão e rosas.

Entre os princípios da marcha, a militante destacou a organização das mulheres urbanas e rurais e as alianças com movimentos sociais. Defendemos a visão de que as mulheres são sujeitos ativos na luta pela transformação de suas vidas e que ela está vinculada à necessidade de superar o sistema capitalista patriarcal, racista, homofóbico e destruidor do meio ambiente, externou. Suelen disse ainda acreditar que o dia de hoje não é só para comemorações, mas para fomentar a luta.

Um calendário de eventos, que se encerra amanhã, foi organizado pela marcha, juntamente com o Coletivo de Mulheres Estudantes da Universidade de Caxias do Sul. Às 20h desta sexta-feira, no salão de eventos do Centro de Cultura Ordovás Cultura, acontece a peça de teatro Eva Ave Maria. Na sequência, às 21h, no Zarabatana Café, apresenta-se a banda Feira de Mangaio, com o show Mulheres do Samba. Ambos os eventos são gratuitos, com entradas limitadas no teatro.

08/03/2012 - 19:28
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo