Voltar para a tela anterior.
A Câmara Municipal de Caxias do Sul está apoiando o pleito pela instalação de auditoria ou comissão parlamentar de inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa do RS, voltando-se ao IPE Saúde (órgão estadual de assistência médica aos servidores públicos). O posicionamento partiu da moção 10/2025, idealizada pelo vereador Rafael Bueno/PDT e assinada por outros 18 vereadores da Casa. Aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (24/04), o documento será enviado ao governador Eduardo Leite, às bancadas partidárias da AL/RS e à direção do instituto.
Os autores destacaram que a proposta de investigação, junto àquele órgão, coube ao Sindicato dos Servidores do Sistema Penal, com abrangência em diversos setores de servidores de todo o Estado. “Tal ação se justifica por se entender a necessidade de verificações aprofundadas dos atos ocorridos após a aprovação do projeto de lei estadual 259/2023, que instituiu aumento de 3% na alíquota paga pelos usuários do plano, além de nova cobrança para dependentes menores”, explicaram.
A moção adverte que, após um ano e meio desde a implementação das referidas alterações, não teriam sido verificadas melhorias na prestação de serviços do IPE Saúde. “Pelo contrário, houve uma expressiva fuga nos cadastros de médicos e unidades de saúde, prejudicando diretamente os usuários do plano”, lamenta.
MOÇÃO nº 10/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Não Votou
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Ausente
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Ausente
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Ausente
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Ausente
MARISOL SANTOS PSDB Não Votou
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Não Votou
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Presente