Voltar para a tela anterior.
Heitor Fachinelli Deschamps, representante do Instituto Matheus Rocha, ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20/03), para agradecer pelo apoio da Casa Legislativa durante os últimos 10 anos. Ele discursou a respeito dos benefícios de existir leis que assegurem a inclusão.
Ao celebrar os direitos e o acolhimento que novos regimentos garantem aos jovens com Síndrome de Down, ele citou a lei ordinária nº 8235/2017, que institui, em Caxias do Sul, a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down. Também mencionou a orientação a hospitais a comunicarem o nascimento de bebês com a trissomia 21. Outra abordagem feita pelo representante foi em torno do projeto de lei complementar (PLC) Nº 11/2023, protocolado pelo ex-vereador Adriano Bressan/PP, que determina a realização do exame cariótipo de forma gratuita em hospitais públicos que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O jovem, de 20 anos, pediu a todos que sempre busquem ver uma pessoa com Síndrome de Down assim como qualquer outra, capaz de exercer seu papel na sociedade trabalhando e estudando, em condições iguais ao resto da população. O Instituto Matheus Rocha possui o objetivo de impactar a vida de pessoas com a síndrome, a partir de conscientização dos pais, profissionais e comunidade no geral, por meio de palestras, cursos e encaminhamento de indivíduos mais capacitados para auxiliar na obtenção de melhor qualidade de vida a pessoas com deficiência.
Nesta sexta-feira (21/03), é celebrado Dia Internacional da Síndrome de Down.