Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta quinta-feira (13), durante sessão na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a vereadora Daiane Mello (PL) manifestou sua preocupação com o silêncio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) em relação ao fechamento do Centro de Intervenção Educacional Especializada (CINEDE) e do Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem Educacional (CEMAPE).
A parlamentar relembrou que, no início do ano letivo, a SMED informou que o CINEDE seria transferido para o CEMAPE. No entanto, agora, as famílias que dependiam desses serviços estão sem respostas sobre o real funcionamento dos centros, que foram fechados sem qualquer comunicação oficial com a comunidade.
“Os pais estão me procurando para entender o que está acontecendo. No ano passado, nos programas eleitorais, vimos promessas de que esses serviços eram essenciais e valorizados pela administração. Agora, no início deste ano, simplesmente foram fechados e nada é falado sobre isso. O silêncio impera”, destacou Daiane Mello.
Falta de comunicação e transparência
Para Daiane, a falta de informações claras prejudica as famílias que dependem desses serviços para a inclusão educacional de seus filhos. “Se os centros estão passando por uma reestruturação, a população precisa ser informada. Essas famílias merecem respeito e precisam saber como e quando os serviços serão retomados.”
Além de questionar publicamente a Prefeitura e a Secretaria de Educação, Daiane Mello informou que tomará medidas formais para obter esclarecimentos. “Se não houver resposta em breve, teremos que fazer pedidos de informação para entender o que está acontecendo. Serviços essenciais como o CINEDE e o CEMAPE não podem existir apenas como promessa eleitoral, eles precisam funcionar.”
A parlamentar ainda reforçou que a pauta da inclusão educacional será prioridade em seu mandato e que levará essa questão à Frente Parlamentar do Autismo e Doenças Raras, instalada oficialmente nesta quinta-feira.