Voltar para a tela anterior.
Instituir o título Embaixador do Turismo de Caxias do Sul é a intenção do projeto de lei (PL) 220/2024, que obteve votação unânime, nesta quinta-feira (12/12), durante sessão extraordinária. O texto veio do poder Executivo, para onde agora retorna à espera de sanção ou veto do prefeito Adiló Didomenico/PSDB. De acordo com a proposta, caso virar lei, é a Secretaria Municipal do Turismo que ficará responsável por conceder o título honorífico a quem que, pela sua atuação pessoal ou profissional, tenha colaborado para a promoção e a divulgação do destino turístico Caxias do Sul no país, destacando a sua história, belezas naturais, diversidade cultural e infraestrutura.
Quanto à escolha dos homenageados, o PL estabelece que se dará mediante a identificação de idoneidade e conduta ilibada e que seja alguém que agregue valor às ações promocionais da Secretaria Municipal do Turismo (Semtur). Conforme a proposição, essa pessoa agraciada com o título honorífico de “Embaixador do Turismo de Caxias do Sul” deverá prestar serviço público relevante, voluntário, não remunerado e não possuirá vínculo empregatício com a Prefeitura de Caxias do Sul.
No que se refere à quantidade de homenageados e à periodicidade da concessão da distinção, a matéria informa que serão três títulos por ano, entregues durante a programação da Semana Municipal do Turismo.
Na exposição de motivos do PL, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB explica que a honraria foi criada em 2010 e já ocorreram nove edições em anos intermitentes. No caso desta proposta de tornar o título lei, o chefe do Executivo esclarece que visa valorizar os profissionais do segmento, os quais terão a função de representar Caxias do Sul, propagando seu potencial turístico e sensibilizando outras pessoas a valorizarem, preservarem e conhecerem a cidade e seus atrativos. “Os embaixadores são profissionais do trade turístico que recebem este título por contribuírem com o desenvolvimento e a divulgação do destino Caxias do Sul e desempenham relevantes serviços pelo turismo local”, argumenta Adiló, acrescentando que o turismo é um segmento que exige muito relacionamento, feito de pessoas para pessoas e, por isso, cabe reconhecer quem se destaca na missão de fortalecê-lo no município.
O chefe do Executivo justifica que o Plano Municipal do Turismo e o Plano de Ações nele contido dialogam com “a compreensão e a definição do posicionamento turístico que se pretende para o município, estimulando ações junto à comunidade caxiense visando resgatar e fortalecer a identificação da população com as suas origens”.
DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI nº 220/2024
Vereador - Partido - Voto
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Ausente
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim