Voltar para a tela anterior.
A Romaria em Honra ao Padre Pedro Rizzon poderá fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul, conforme autorização concedida pelo Legislativo caxiense, na sessão ordinária desta quinta-feira (28/11). O projeto de lei 146/2024, que trata do assunto e é de autoria da Prefeitura, passou em segunda discussão com o voto unânime do plenário. Para virar lei, precisa agora da sanção do Executivo. Caso o texto for sancionado, a iniciativa será realizada, anualmente, no mês de agosto, no distrito de Criúva, em data a ser definida por comissão organizadora.
Na exposição de motivos da proposta, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB explica que a Romaria em Honra ao Padre Pedro Rizzon é uma peregrinação em que as pessoas participam de cerimônias e procissões, e celebram a fé, a comunidade e o legado do religioso. “Padre Pedro Rizzon foi uma pessoa influente para a comunidade, na sua época, conhecido por sua dedicação, sua identificação com os ‘criuveiros’ e seu trabalho na região”, frisa o chefe do Executivo, acrescentando como qualidades do padre a cordialidade e a empatia.
Rizzon nasceu em São Marcos, em 26 de abril de 1918. Cursou Filosofia e Teologia e, no início da década de 1970, começou a atuar como pároco no distrito de Criúva. Conforme histórico detalhado no PL, o religioso permaneceu na função durante 22 anos, tempo em que ganhou o respeito dos moradores e passou a ser querido pela comunidade.
O padre foi, ainda, um dos responsáveis pela expansão da Festa do Divino Espírito Santo, em Criúva, já que, antes de sua chegada, o evento durava apenas três dias. Para além da vida religiosa, Rizzon destacou-se pela atuação como professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde lecionou Sociologia nos cursos de Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. O sacerdote foi, ainda, diretor de escola em Flores da Cunha, sendo responsável, também, pela criação do primeiro ginásio (modalidade hoje equivalente aos últimos anos do Ensino Fundamental) em São Francisco de Paula.
“Em 2018, a admiração da população pelo padre Pedro Rizzon foi eternizada com a instalação de uma estátua, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Além do monumento inaugurado no ano passado, uma rua do distrito foi batizada com o nome do religioso”, acrescenta o prefeito, em exposição de motivos cujas informações têm como fonte o site https://saomarcosonline.com.
A primeira Romaria do Padre Pedro Rizzon ocorreu em agosto de 2018. No ano seguinte (2019), reuniu mais de 100 pessoas, que partiram a pé da Gruta Nossa Senhora Aparecida, no município vizinho de São Marcos, e caminharam cerca de 17 quilômetros até Criúva. Nessa segunda edição, cerca de 1,5 mil almoços foram servidos após a missa, com uma estimativa de mais de 2 mil pessoas presentes no evento.
Em 2022, a Romaria ganhou mais força, levando centenas de devotos ao distrito caxiense. A 4ª edição do evento passou a registrar também romarias de ciclistas, motos, jipes e quadriciclos, além dos devotos que seguem a pé. Como já é tradicional, a celebração contou com missa, almoço por adesão e confraternização, refletindo a união da comunidade em torno do legado do padre. Em 2023, a 5ª Romaria em Honra ao Padre Pedro Rizzon seguiu e, neste ano de 2024, em agosto, aconteceu a 6ª edição, reforçando a devoção do distrito ao religioso.
Para argumentar a relevância da aprovação do PL 146/2024, o prefeito Adiló se sustenta no artigo 4º da Lei n° 8.736, de 1º de dezembro de 2021, o qual trata das Políticas Públicas e do Plano Municipal do Turismo. A saber: Artigo 4º - Compete à Secretaria Municipal do Turismo a gestão, articulação e operação do Plano, de forma particular e/ou com parcerias com entidades públicas ou privadas buscando o apoio técnico, logístico e financeiro, na consolidação do turismo como importante fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de geração de emprego e da conservação do patrimônio natural, cultural e turístico Municipal.
DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI nº 146/2024
Vereador - Partido - Voto
ADRIANO BRESSAN PP Ausente
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Ausente
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Ausente
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Ausente
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Não Votou
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim