Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri reforça coro por novo espaço ao Instituto Quindim em carta aberta ao prefeito

Após dez anos de trajetória, o centro cultural não conseguiu permanecer em imóvel então alugado


O fechamento do Instituto de Leitura Quindim, entidade sem fins lucrativos de Caxias do Sul, motivou a vereadora Rose Frigeri/PT a usar o grande expediente na sessão ordinária desta terça-feira (19/11). A parlamentar leu uma cópia do ofício, escrito por vereadores e por integrantes da instituição e entregue ontem ao prefeito municipal, Adiló Didomenico. No documento, é solicitado um novo local para a reinstalação do centro cultural, que não conseguiu permanecer em imóvel então alugado, por solicitação do locador. Uma das alternativas de futura sede é como parte do projeto de ocupação do complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2), junto à Rua Plácido de Castro, na região central da cidade.

Intitulado “Uma Casa para o Quindim”, o ofício atentou para a relevância do instituto para a comunidade, haja vista o histórico de atividades de integração e incentivo, democratizando o acesso de crianças e adolescentes à leitura e às artes. A vereadora apontou o debate como necessário para que as medidas sejam tomadas.

De acordo com a petista, ação busca fazer com que se fortaleçam os próprios poderes municipais, para que avance o pleito em favor do instituto. Além de Rose, o documento foi assinado pelos vereadores Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/PP, Lucas Caregnato/PT, Professor Zanchin/NOVO, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Sandro Fantinel/PL, Wagner Petrini/PSB e Zé Dambrós/PSB, pela deputada federal Denise Pessôa/PT e pelos deputados estaduais Carlos Búrigo/MDB e Gilberto Pepe Vargas/PT.

Entenda mais sobre o caso

O Instituto Quindim, idealizado por Volnei Canônica em 2014, ganhou seu espaço na comunidade a partir de atrações culturais e educativas, sendo referência na cidade de Caxias do Sul. Atende cerca de 1.300 famílias, a desenvolvendo projetos de incentivo à cultura e formando artisticamente jovens em situação de vulnerabilidade.

A necessidade de encerramento das atividades do centro cultural ocorreu por conta de uma notificação enviada pelo locador do imóvel, solicitando a desocupação do local até o dia 30 de novembro de 2024. Até o momento, o instituto segue sem novo local para se instalar.

19/11/2024 - 15:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo