Voltar para a tela anterior.
Após ter repercutido com uma proposta de derrubar árvores próximas a rodovias, em meio às enchentes de maio passado, o vereador Sandro Fantinel/PL comemorou a aprovação do projeto de lei (PL) 301/24, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que altera as regras para podas e cortes de árvores no Estado. Durante a sessão desta quarta-feira (13/11), Fantinel compartilhou sentir que, finalmente, estejam tomando atitudes em frente aos riscos de queda de árvores.
O projeto é de autoria do Executivo Estadual e prevê a criação de Planos Municipais de Arborização Urbana (PMAU) para municípios com mais de 20 mil habitantes, tanto em áreas rurais quanto urbanas. De acordo com o liberal, a proposição possibilita o corte e poda de árvores, sem a necessidade de supervisão, junto a redes de distribuição e linhas de transmissão de energia elétrica.
Nos argumentos do vereador, destaca-se que as quedas de árvores, em temporais, causam diversos problemas, como interrupção no fornecimento de energia, perda de produtos agrícolas que dependem de refrigeração e até dificuldades na mobilidade de ambulâncias em áreas rurais. Ele ainda destaca que defende que as árvores cortadas sejam replantadas, porém em outras localidades.
Fantinel concluiu apontando hipocrisia no discurso de ambientalistas. Na ótica dele, estes não estão dispostos a reconhecerem a necessidade de mudança, visto que o projeto visa à melhoria na segurança pública, e não o corte desenfreado de árvores.