Voltar para a tela anterior.
A dificuldade pela qual passam os condutores do transporte escolar na cidade chegou à tribuna do Legislativo caxiense por meio do pronunciamento do vereador Adriano Bressan/PP, na plenária desta quarta-feira (06/11). O parlamentar lamentou que muitos carros acabam estacionando nas vagas do transporte escolar, causando transtornos a quem guia os veículos contratados para levar e buscar as crianças nas instituições de ensino, e colocando os pequenos em risco.
“Os pais trabalham e pagam o transporte para oferecer mais segurança a seus filhos no caminho até a escola. Por isso, me solidarizo com os motoristas de vans escolares e ônibus, pelo tanto que sofrem (quando encontram as vagas ocupadas e precisam achar um jeito de desembarcar os estudantes com segurança)”, afirma Bressan.
No entendimento do progressista, é necessário reforço na fiscalização, pois tem visto que é só multando, ou seja, mexendo no bolso de quem estaciona irregularmente, que ocorrem mudanças nesse quesito do trânsito. “Os veículos que param nesses pontos têm de ser guinchados, em razão da falta de educação dos motoristas. Há locais com pinturas e placas (de embarque e desembarque escolar) que não são respeitados. Perto do Colégio Murialdo, por exemplo, são constantes essas situações”, exemplificou o legislador.
Em poio ao discurso de Bressan, se manifestaram os vereadores Alexandre Bortoluz/PP (Bortola) e Felipe Gremelmaier/MDB. Bortola cobrou a regulamentação para a Guarda Municipal também poder fazer a fiscalização do trânsito. Já Felipe Gremelmaier avalia que há erros de todos os lados, principalmente dos pais que educam os filhos cujo exemplo não estaria sendo aplicado dentro de casa.
“Vou citar quatro escolas na região central com locais mais tumultuados: Carmo, São José, São Carlos e Murialdo. Se colocar fiscalização três dias vai sobrar pouco carro sem ser multado. A culpa é de quem não obedece as leis de trânsito e estaciona onde não pode”, observa o emedebista, reforçando a necessidade de conscientização das famílias, mais educação e preocupação com a segurança das crianças.
Confira o resumo da sessão desta quarta-feira: