Voltar para a tela anterior.
Ao analisar as eleições municipais deste ano, o vereador Lucas Diel/PRD ocupou a tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31/10), para compartilhar o descontentamento em relação às chamadas fake news presentes em campanhas eleitorais. Para ele, além de prejudicar o processo democrático e o voto do eleitor, a divulgação de notícias falsas causa discórdia nas comunidades.
Diel defende que a energia e os esforços gastos na propagação de desinformação, em detrimento de interesses coletivos, deveria ser utilizada para apresentar projetos relevantes para o desenvolvimento da cidade e da população.
Na ótica do legislador, a comunidade deveria estar em primeiro plano quando o assunto é política. Por isso, lamentou declaração do deputado federal Mauricio Marcon/PODE. Segundo Lucas, Marcon disse que não poderiam mais contar com seu apoio.
“O que está acontecendo é um desgaste político que vai afetar a questão da abstenção ou do próprio voto. Quem se propõe governar terá que procurar seu amálgama, e atrair as pessoas e mesmo quem pensa diferente. Não se pode negar um apoio porque o outro pensa diferente, apenas para agradar um público”, completou Diel.
Em apartes, os tucanos Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB concordaram com a manifestação do colega vereador, demonstrando apoio a uma regulamentação que apresente punições para quem compartilha notícias falsas e conteúdos gerados por inteligência artificial (IA). Cadore ainda acrescentou que presenciou antigos colegas políticos mudarem de lado por interesses pessoais, e não coletivos.