Voltar para a tela anterior.
A proposta da prefeitura caxiense que sugere inserir no Calendário Oficial do Município de Caxias do Sul o evento Temperar – Cozinha & Mercado recebeu aprovação unânime do plenário, na sessão ordinária desta quinta-feira (31/10). O projeto de lei (PL) 120/2024, assinado pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB, passou em segunda discussão e retornará, agora, ao próprio Executivo, para sanção ou veto.
Pelo texto, caso virar lei, a iniciativa será realizada, anualmente, no mês de agosto, em data e local a serem definidos por comissão organizadora.
De acordo com a matéria, o evento é promovido pelo Segh Jovem (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho), desde o ano de 2018, valorizando a gastronomia, a hotelaria, os bares e o turismo de Caxias do Sul e região da Serra Gaúcha.
Com os principais objetivos de promover os setores representados e fornecer informações relevantes para toda cadeia, “Temperar – Cozinha & Mercado” apresenta exemplos de empreendedorismo e iniciativas de sucesso da área.
Além de aproximar negócios, parceiros, alunos e comunidade, transforma-se em uma oportunidade para jovens empresários que buscam informações e novidades com o intuito de otimizar resultados no setor.
Na exposição de motivos apresentada pelo chefe do Executivo, a programação do “Temperar – Cozinha & Mercado” é variada, incluindo conteúdo e palestrantes com histórias verdadeiras, práticas e de comunicação acessível, gerando networking entre fornecedores e participantes.
Sob esse viés, Didomenico embasa a proposição no artigo 4º da Lei n° 8.736, de 1º de dezembro de 2021, que aprova as Políticas Públicas e o Plano Municipal do Turismo. Esse artigo é assim descrito: “Compete à Secretaria Municipal do Turismo a gestão, articulação e operação do Plano, de forma particular e/ou com parcerias com entidades públicas ou privadas, buscando o apoio técnico, logístico e financeiro, na consolidação do turismo como importante fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de geração de emprego e da conservação do patrimônio natural, cultural e turístico Municipal”.
DELIBERAÇÃO PROJETO DE LEI nº 120/2024
Vereador - Partido - Voto
ADRIANO BRESSAN PP Não Votou
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Ausente
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Ausente
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Ausente
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Ausente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Presente
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim