Voltar para a tela anterior.
O vereador Rafael Bueno/PDT, reeleito para o quarto mandato no Legislativo caxiense, recebeu na manhã desta quarta-feira (30/10) a visita do coordenador do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Adriano Pistorelo. O parlamentar foi entrevistado por Pistorelo, em razão de sua atuação no Legislativo e na comunidade nos últimos anos, e obteve detalhes do termo de parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para realizar um projeto significativo no Rio Grande do Sul, com foco na elaboração de diagnósticos, incidência e fortalecimento das comunidades, principalmente após as enchentes da metade deste ano.
Segundo Pistorelo, esse diagnóstico "é importante porque vai determinar qual o momento de vida da pessoa, se chegou à cidade com alguma coisa, se precisa apenas de proteção, auxílio alimentação, se está em insegurança alimentar... Assim, se saberá com mais precisão o que demandará do serviço público e as contrapartidas necessárias."
"A ampliação da parceria auxilia neste momento de emergência climática, e necessidade de respostas em proteção aos impactados no Estado, onde o ACNUR pode nos apoiar para ampliar a capilaridade das ações em prol das pessoas em situação de imigração e refúgio e deslocamento interno", também destacou a Irmã Celsa Zucco, diretora do CAM, em recente entrevista.
Para o vereador Rafael Bueno, essa parceria é fundamental porque concede uma visão de gestão, melhorando a qualidade da assistência prestada às pessoas que nos procuram em busca de acolhida, proteção, promoção e inclusão.
"As respostas às dificuldades destas pessoas em razão desta migração interna no Estado será bem mais efetiva e trará maior visibilidade", destacou o pedetista.