Voltar para a tela anterior.
Uma aplicação de R$ 250.165.801,00 em saúde, no 2º quadrimestre deste ano (maio a agosto), foi informada aos vereadores, pela secretária municipal da respectiva pasta, Daniele Meneguzzi. Na tarde desta quarta-feira (30/10), ela participou de audiência pública de prestação de contas, organizada pela Comissão de Saúde. Presidente do grupo parlamentar, o vereador Olmir Cadore/PSDB conduziu as atividades na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.
A secretária voltou a apontar baixa participação da União e do governo do Estado, no auxílio ao custeio das demandas do setor. Ressaltou que, até o momento, diante de um mínimo constitucional de 15%, a Prefeitura já gastou 25,38% de receita própria. Esse índice de despesa do município, quando verificado só em relação ao 2º quadrimestre deste ano, correspondeu ao valor mencionado. Em seguida, a chefe da pasta reiterou a solicitação por maior apoio, no custeio de procedimentos de média e alta complexidade.
Na oportunidade, a vereadora Estela Balardin/PT comentou a partir da proposta orçamentária para 2025, entregue na manhã de hoje pelo prefeito Adiló Didomenico à presidente da Câmara Municipal, vereadora Marisol Santos/PSDB. Conforme a petista, persiste um investimento por ela considerado baixo na atenção básica. “Com isso, fica constituída uma demanda que impactará a média e alta complexidade”, ponderou Estela.
A secretária Daniele reconheceu a necessidade de crescimento da atenção primária. Em seguida, informou já ter nomeado servidores públicos para 9 equipes, com enfoque especial na estratégia de saúde da família. Acrescentou que as políticas da pasta avançarão na qualificação dos serviços e em ações educativas, junto à população.
Além do vereador-presidente Olmir Cadore/PSDB, fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Adriano Bressan/PP, Estela Balardin/PT, Rafael Bueno/PDT e Renato Oliveira/PCdoB.