Voltar para a tela anterior.
Às 19h desta quarta-feira (23/10), ao vivo, a TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) promove o debate de 2º turno das eleições municipais com os candidatos a prefeito e a vice-prefeito, diretamente do plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O formato volta a contemplar as chapas completas e com enfrentamentos alternados dentro de cada um dos 4 blocos. A mediação dos trabalhos é com o jornalista Fábio Rausch, servidor público da Casa. A votação de 2º turno do pleito deste ano está marcada para o próximo domingo, dia 27 de outubro, e também contará com a cobertura de apuração dos votos pela TV do Legislativo caxiense.
Além do canal 16 da Claro/NET, o público poderá conferir a transmissão por live, no Facebook e no YouTube. Outros conteúdos estarão disponíveis no site institucional e no Instagram.
São estas as duas coligações que disputam no 2º turno: Adiló Didomenico e Edson Nespolo (Juntos por Caxias, Juntos no Rumo Certo) e Maurício Scalco e Gladis Frizzo (O Futuro é Agora). Conforme registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 347.190 eleitores aptos ao exercício do voto no município.
O debate cumprirá quatro blocos. As regras já foram definidas em reunião prévia com as coordenações das respectivas campanhas, sendo que as ambas as coligações do pleito de 2º turno confirmaram presença. Não será permitido o acompanhamento presencial das atividades no Plenário da Casa. No caso dos profissionais de imprensa, será possível acompanhar a veiculação na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.
Confira as regras do debate
Em todos os blocos, os tempos determinados são: 30 segundos para pergunta; 2min para resposta; a réplica, 1 minuto; a tréplica, 1 minuto. O nome que inicia as manifestações em cada etapa foi sorteado junto às coordenações de campanha.
O primeiro bloco do debate dispõe em quatro etapas. Na abertura, as chapas se apresentam pelo tempo de 2 minutos cada. Em seguida, os postulantes a prefeito perguntam entre si com o tema livre. Depois, enfrentam-se os candidatos a vice-prefeito. A sincronia se repete numa segunda rodada.
O segundo bloco contém duas partes. Na primeira, os postulantes a prefeito perguntam entre si, com o tema sorteado ao vivo. Na sequência, é a vez dos candidatos a vice-prefeito. A mesma lógica se repete numa segunda rodada.
No terceiro bloco, são três partes. Na primeira, os candidatos a prefeito perguntam entre si com o tema livre. Na subsequência, o mesmo cabe aos postulantes a vice-prefeito. A dinâmica se repete numa segunda rodada. Ao término desse bloco, em ordem alfabética, os candidatos a prefeito respondem a uma pergunta da comunidade, pelo tempo de 2 minutos.
O quarto e último bloco pressupõe três etapas. Na primeira, os postulantes a prefeito perguntam entre si, com o tema sorteado ao vivo. Na sequência, é a vez dos candidatos a vice-prefeito. A mesma lógica se repete numa segunda rodada. Além disso, em ordem alfabética, os candidatos a vice-prefeito respondem a uma pergunta da comunidade, pelo tempo de 2 minutos. O encerramento se dará com as considerações finais de cada chapa, pelo tempo de 2 minutos.
Direito de resposta
Sempre que julgarem necessário, os postulantes ou as assessorias poderão solicitar o direito de resposta. Eventuais conteúdos ofensivos ou de caráter calunioso, de ordem pessoal, serão avaliados por uma Comissão Jurídica, da qual fazem parte a Assessoria Jurídica da Câmara e dois representantes da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul/Subseção Caxias do Sul (OAB/Caxias). O anúncio do resultado de cada pedido caberá ao mediador, no início do bloco seguinte. Em caso de deferimento, o candidato poderá se manifestar pelo tempo de 1 minuto, sem direito a réplica ou tréplica.