Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno relembra trajetória exitosa do Recanto da Compaixão

Casa que abriga idosos em vulnerabilidade funciona desde abril deste ano e está com 48 moradores


O vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Comissão da Pessoa Idosa do Legislativo, comentou na sessão desta terça-feira (18/06) sobre a trajetória e a ocupação do Recanto da Compaixão Frei Salvador, que abrigará até 125 idosos em vulnerabilidade. Ele visitou o local na quinta-feira (13/06) com demais integrantes do grupo que preside. Eles foram recebidos pela arquiteta responsável pela obra, Vivian Biazus; por Gilson Menegol, coordenador do espaço; e pela psicóloga Angelista Granja. 

Bueno recontou a história da aquisição do prédio do antigo INSS, ainda na gestão do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (2013/2015) e toda a luta desenvolvida na busca de recursos, tanto pela população quanto por meio de emendas, para a construção, mostrando dezenas de imagens, principalmente com visitas de acompanhamento das obras. Ressaltou que a Câmara Municipal aprovou uma lei do Executivo para a cedência do espaço ao Mão Amiga.

Ele disse que a realidade do Recanto da Compaixão é fruto do  trabalho de muitas mãos:

“Acompanhei a obra desde o início e vimos tudo tomando forma. Estar vendo os atendimentos sendo realizados é uma grande conquista, pois mais de 60% da obra vêm de recursos da comunidade e de doações”.

História - Em 2021, com o apoio da comunidade local, iniciaram as obras de reforma, manutenção e ampliação da estrutura física existente. Agora, está em fase final de obras. Inaugurou o primeiro andar em novembro de 2023 e em abril de 2024, passou a receber os primeiros idosos no andar térreo. Os dois subsolos do prédio seguem em obras.

Adotou na concepção: espaços de convivência para os residentes, ambientes de visitação amplos com possibilidade de abertura para eventos da comunidade, jardins, solário, cozinha alternativa para o morador autônomo, segurança para evitar quedas e acidentes, elevador com capacidade para maca, acessos com rotas alternativas ao prédio e acesso para ambulância caso necessário, programas de sustentabilidade financeira como uso da lavanderia e cozinha para terceiros e cuidado com o meio ambiente.

As portas dos mais de 34 banheiros dos quartos foram feitas com blisters reciclados em ações voluntárias em várias cidades participantes da proposta. Em cerca de 18 meses, arrecadou 40 toneladas de cartelas de remédios que iriam para o lixo comum. O prédio também contempla uso e captação da água da chuva e energia solar – o que torna o Recanto da Compaixão, uma ILP com vocação ecológica.

Como está -  Hoje o Recanto tem 48 moradores ocupando o espaço térreo do prédio e têm serviços de alimentação, recreação e atividades lúdicas, além de receberem cuidados especiais, nutrição adequada e acompanhamento profissional em tempo integral. O local conta com equipe funcional formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem, cuidadores, nutricionista, psicólogo, agente administrativo, cozinheiros e funcionários da limpeza.

Como ajudar: www.recantodacompaixao.com.br - fone/Whatsapp (054) 98410-01-01

18/06/2024 - 16:30
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo