Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno acompanha encaminhamento da extensão da universidade federal na Serra

Encontro em Brasília nesta terça-feira (26/12) tratou um das maiores lutas dos três mandatos do vereador, e anúncio pode ser feito na Festa da Uva


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT, participou de uma reunião em Brasília na tarde desta terça-feira (26/12) no Ministério da Educação (MEC), com uma comitiva regional da Serra Gaúcha com o ministro da Educação, Camilo Santana, e demais autoridades para encaminhar a implantação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho, uma das principais pautas do pedetista. Na reunião, intermediada pela deputada federal Denise Pessôa/PT, o ministro disse, por meio de videochamada, que o governo espera em breve, possivelmente no ano que vem, trazer a informação da expansão da universidade federal para a Serra. Também participou da reunião, presencialmente, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, que recepcionou os conterrâneos gaúchos, e o Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

 "Através das mobilizações da juventude, dos estudantes, trabalhadores e daqueles que acreditaram nessa luta, vamos finalmente transformar esse sonho da região em realidade. Já estivemos tão perto disso, mas não se concretizou. Agora esperamos que o governo federal cumpra essa promessa e estaremos cobrando por isso", enfatizou Rafael Bueno, dizendo que poderá ser anunciada na Festa Nacional Uva de 2024.

Paulo Pimenta saudou a comitiva e disse que hoje começa uma nova etapa para esse pleito. Lembrou ainda que é de Santa Maria, onde foi uma das primeiras cidades fora das capitais que teve uma universidade pública.

"Uma universidade desse porte muda a realidade e cria oportunidades. Na Serra Gaúcha, será ainda mais um marco de desenvolvimento e uma revolução educacional. Certamente, os nomes de vocês (comitiva) está presente nessa luta", disse Pimenta.

Em vídeo divulgado pelo vereador, ele ressaltou a dedicação da deputada Denise nessa questão e a importância de o governo federal apostar em mais de 100 institutos federais no país todo nas regiões onde não há instituição superior.

"Sabemos que nossa região tem todas as condições, os indicativos para que consigamos avançar na universidade federal. No primeiro trimestre, certamente teremos boas notícias", disse o parlamentar.   

História 

Desde o primeiro mandato e durante oito anos seguidos, Rafael Bueno presidiu a Comissão Pró-Universidade Pública Federal pelo Legislativo caxiense, tendo feito dezenas de encaminhamentos. Ainda em maio de 2019, o vereador participou da assinatura de protocolo de intenções para instalação de uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Farroupilha, na divisa com Caxias do Sul. A solenidade aconteceu no bairro Cinquentenário, na Rodovia dos Romeiros, no próprio terreno de seis hectares cedido pelo município ao projeto. 

À época, Bueno destacou: "Essa é uma luta muito antiga. Uma data importante é o final de abril de 2011, quando o então reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, assinou protocolo de intenções para que houvesse uma extensão da instituição federal na Serra gaúcha. Desde 2013, quando assumi a presidência da Frente Parlamentar, ampliamos a busca por uma educação pública de qualidade na nossa região. Mas bem antes, ainda nos bancos escolares, eu percebia que uma universidade pública teria que se transformar em realidade na Serra."

O pedetista lembrou que nos últimos anos foram realizadas diversas audiências públicas e conversas com estudantes, visitas em ministérios e reuniões com prefeitos, líderes de estudantes, professores e pais sobre a importância de a universidade federal chegar à Serra. E ressaltou o empenho de vereadores de vários mandatos e do ex-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho/PDT.

26/12/2023 - 17:49
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo