Voltar para a tela anterior.
Um plenário lotado aplaudiu o padre Renato Ariotti na noite desta quinta-feira (11/08). Na sessão solene, o religioso recebeu da Câmara Municipal de Caxias do Sul o diploma de Cidadão Caxiense. O presidente da Casa, Marcos Daneluz, coordenou a cerimônia. Proposta pelo vereador Arlindo Bandeira/PP, a homenagem visou a reconhecer a trajetória de Ariotti. Desde 2009, o padre está à frente da paróquia Santa Catarina.
O vereador Bandeira ocupou a tribuna para saudar o homenageado. Ao se declarar emocionado pela concessão do título, ele recordou a história de vida de Ariotti. Ele tem um carinho muito especial por suas comunidades, pelas famílias e procura desenvolver sua atividade de maneira participativa, alegre, criativa e comunitária, enalteceu.
Após receber o diploma, o padre Ariotti citou pessoas como o seu pai, Francisco, e o bispo emérito, Dom Paulo Moretto, além de Bandeira. Em 50 anos de vida sacerdotal, temos que agradecer a Deus por tudo que Ele nos proporciona, salientou. Para o religioso, toda missão precisa ser encarada com amor e dedicação. Disse, ainda, que a sua vida ficou marcada pelo trabalho, na paróquia de Cazuza Ferreira.
O deputado estadual e ex-vereador Alceu Barbosa Velho/PDT ressaltou a personalidade do padre. Trata-se do grande advogado do povo que tem fé, observou.
Antes do encerramento da solenidade, o secretário municipal do Urbanismo, Francisco Spiandorello, destacou que, entre as principais características do padre, está a de aproximar as pessoas de Deus. Leu, também, mensagem do prefeito José Ivo Sartori: Por meio da vocação religiosa, o homenageado semeia a amizade, com o firme propósito de fazer o bem para a comunidade.
Ariotti nasceu no dia 15 de abril de 1961, na cidade de Bento Gonçalves. Estudou no Colégio Ginásio Sagrado Coração de Jesus, se formou em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).