Voltar para a tela anterior.
Os representantes das 17 escolas do projeto Vereador por um Dia participaram, na tarde desta quarta-feira (10/08), de reunião, no anfiteatro da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na oportunidade, o presidente da Comissão de Educação da Casa, vereador Renato Nunes/PRB, passou as instruções aos colégios. Como o número de instituições inscritas equivaleu a 17, foi desnecessária a realização de sorteio. Agora, os professores conduzirão o processo interno de escolha do aluno-vereador que representará cada escola. No próximo dia 26 de setembro, os estudantes elegerão a mesa diretora da futura plenária simulada, que está marcada para 10 de outubro (uma segunda-feira), às 14h.
O presidente da Câmara, Marcos Daneluz, prestigiou a reunião. Destacou que o projeto valoriza a participação democrática. Desde cedo, os jovens precisam se interessar pela política, enfatizou. Para ele, a iniciativa também intensifica o papel do Parlamento e da escola, na formação cidadã.
De acordo com o vereador-presidente da Comissão de Educação, ao incentivar os alunos para o exercício da cidadania, o projeto ajuda na compreensão sobre o funcionamento das atividades legislativas. Nunes ressaltou que os estudantes devem pensar em diversas proposições, a serem sugeridas na futura plenária. Disse, ainda, que algumas medidas podem, inclusive, ser aproveitadas pelos próprios parlamentares da Casa.
Nunes também aproveitou para convidar professores e alunos a acompanharem as sessões ordinárias da Câmara, tanto no plenário quanto pelo canal 16 (http://bit.ly/lgSgoE).
A lei, que regulamenta o projeto, existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do ex-vereador pelo PDT Waldemar Jones Biglia. Em 7 de novembro de 2001, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT propôs alteração à proposta, que foi aprovada. Desde então, passaram a ser contempladas, também, as escolas de Ensino Médio.
Além do presidente Nunes, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, os parlamentares Moisés Paese/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Vinicius Ribeiro/PDT.
Outras informações podem ser obtidas junto ao setor de relações públicas (54-3218-1695 / rp@camaracaxias.rs.gov.br) ou com a assessoria do vereador Nunes (54-3218-1622 / plima@camaracaxias.rs.gov.br).
Confira as escolas que participarão do projeto:
1 - Escola Municipal Fioravante Weber;
2- Escola Estadual Santa Catarina;
3 - Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes;
4- Escola Municipal Érico Veríssimo;
5 - Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer;
6 - Escola Municipal Senador Teotônia Vilela;
7 - Escola Municipal Ruben Bento Alves;
8 - Escola Municipal João De Zorzi;
9 - Colégio São Carlos;
10 - Escola Municipal Laurindo Formolo;
11 - Escola Estadual Alexandre Zatera;
12 - Colégio Murialdo de Ana Rech;
13 - Escola Municipal Vereador Marcial Pisoni;
14 - Escola Municipal São Vitor;
15 - Escola Municipal Ivanir Marqueoro;
16 - Escola Municipal Presidente Castelo Branco;
17 - Escola Municipal Paulo Freire.