Voltar para a tela anterior.
A Língua de Sinais foi a principal forma de comunicação utilizada na sessão solene da noite desta quarta-feira (03/08), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na oportunidade, o presidente da Casa, Marcos Daneluz, entregou ao presidente da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, Tibiriçá Maineri, placa em homenagem aos 25 anos da entidade. A solenidade recebeu tradução total em libras.
O vereador Alaor de Oliveira/PMDB representou o Legislativo na cerimônia. Destacou que a Sociedade dos Surdos tem deixado marca indelével na assistência aos não ouvintes. Há 25 anos, surgiu o desejo de um grupo de surdos para o surgimento de entidade que os representassem, lembrou.
O parlamentar ressaltou que, desde o ano passado, todas as sessões plenárias da Casa vêm sendo transmitidas com a tradução em libras, pela TV Câmara (canal 16). Conforme Alaor, o mecanismo possibilita aos surdos o acesso ao trabalho legislativo. O peemedebista é o autor do projeto de resolução que viabilizou o convênio com a Associação Educacional Hellen Keller.
Utilizando-se da Língua de Sinais, o presidente da Sociedade dos Surdos agradeceu aos vereadores, pela homenagem. Salientou que a comunicação em libras representa o seu orgulho em ser surdo. Para Maineri, a entidade enfatiza o papel da comunidade surda e garante mais condições de inserção social.
O secretário municipal do Urbanismo, Francisco Spiandorello, saudou o Legislativo pela utilização das libras. A atuação dessa entidade possibilita o acolhimento dos caxienses com deficiência auditiva e a defesa dos seus direitos, disse, enquanto lia mensagem enviada pelo prefeito José Ivo Sartori.
Essa homenagem teve origem no requerimento 94/2011, de autoria da Mesa Diretora da Casa. A tradução da solenidade, em libras, coube à interprete Jailza dos Santos Martins.