Voltar para a tela anterior.
A campanha Antibiótico: primeira dose imediata, promovida pela Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde, foi a pauta da vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta quinta-feira (21). A iniciativa tem o intuito de conscientizar a população sobre o fato de que as unidades básicas de saúde (UBS) devem ser responsáveis por fornecer às crianças a primeira dose de antibiótico, quando receitado pelo médico.
A petista destacou que as crianças têm o direito de receber o tratamento adequado, no tempo certo, para evitar complicações na doença. A parlamentar apresentou, em plenário, dados do Ministério da Saúde, indicando as doenças do sistema respiratório, em especial a pneumonia, como a segunda maior causa de morte de crianças, no Brasil.
O vereador Gustavo Toigo/PDT acredita que ações voltadas para a saúde, assistência e educação de crianças apresentam valor social e contribuem para a redução da mortalidade infantil.
A campanha conta, também, com o apoio do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (Conasems), Unicef, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (RS).