Voltar para a tela anterior.
O sobrecarregamento de galerias de esgotos pluviais e cloacais, em dias de chuva, nos bairros principais e lindeiros da cidade, pautou o pronunciamento do vereador Vinicius Ribeiro/PDT, na sessão ordinária desta quinta-feira (21). Para ele, além da idade centenária de algumas galerias, o problema está ligado à falta de respeito de algumas construtoras à legislação que prevê áreas de permeabilidade, nos terrenos da cidade.
Desse modo, Vinicius propôs modificações no Plano Diretor e no Código de Obras do município. O dispositivo proporciona que 80% de um terreno seja impermeável. Em outras áreas, o percentual fica em 60%. Ocorre que, depois da aprovação do projeto, com o habite-se, o proprietário altera o plano do empreendimento e expande o espaço de impermeabilidade, observou.
O parlamentar disse ter constatado que, nos últimos quatro anos, em Caxias do Sul, mais de 40 mil metros quadrados se tornaram impermeáveis. Sugeriu, ainda, que a concessão do habite-se passasse por atualizações, a fim de verificar o cumprimento da regra.