Voltar para a tela anterior.

Escola do Legislativo promove discussão sobre cidades inteligentes e sustentáveis

O encontro repercutiu metas, meios e indicadores que visam a melhorias no meio urbano


A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Câmara Municipal de Caxias do Sul, através da Escola do Legislativo, promoveram, nesta segunda-feira (05/06), a palestra “Reinventando o Futuro Urbano:  Cidades Inteligentes e Sustentáveis”. O encontro aconteceu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. O evento contou com as presenças do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, e do secretário municipal do Urbanismo, Carlos Giovani Fontana.

O encontro teve como palestrantes os professores da UCS, Marcelo Benetti e Rafael Perini, que apresentaram suas visões sobre o desenvolvimento mais sustentável, no meio urbano, a partir de medidas, como as normas International Organization for Standardization (ISO) 37120 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com guias para a transformação urbana.

Segundo Rafael Perini, os ODSs são 17 objetivos interconectados, desdobrados em 169 metas, com o foco de superar os principais desafios de desenvolvimento, enfrentados para alinhar instituições públicas e privadas no caminho da sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida de todos. Rafael ainda ressaltou que as cidades inteligentes provam melhoria da qualidade de vida aos seus cidadãos, e não, necessariamente, tecnologias futurísticas.

De acordo com Marcelo, esses indicadores também servem de autorregulação dos municípios, para que, com esses dados, os investimentos possam ser realocados nas áreas de mais necessidade. Disse que investimentos como modernização e automação dos semáforos para o controle do trafego e da capacidade dos contêineres de lixo fazem parte do desenvolvimento de uma cidade inteligente.

Em seguida, a diretora da Escola do Legislativo, vereadora Marisol Santos/PSDB, e os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Mauricio Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT e o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Dambrós, parabenizaram e prestaram agradecimentos aos palestrantes da universidade, destacando como a necessidade de implementações de desenvolvimento inteligente e sustentável se fazem cada vez mais presentes na sociedade.

05/06/2023 - 20:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo