Voltar para a tela anterior.

Missa, emoção e alegria marcam homenagem ao Clube de Mães Jesus Bom Pastor

Vereador Rafael Bueno entregou Prêmio Caxias do Sul para entidade que tem décadas de atuação voltada ao voluntariado em Caxias do Sul


Houve missa rezada pelo bispo, entrega do Prêmio Caxias do Sul, homenagens, cantos e muita emoção. A entrega do prêmio em homenagem ao Clube de Mães Jesus Bom Pastor foi histórica e ocorreu na Igreja de mesmo nome, no bairro São Leopoldo, na tarde desta terça-feira (26/07). A igreja ficou praticamente lotada por cerca de 200 pessoas, a maioria idosos, que acompanharam a missa rezada por Dom José Gislon com a assistência do padre Mateus Boldori e, logo em seguida, para a entrega da homenagem proposta pelo vereador Rafael Bueno/PDT.

No sermão, Dom José pediu cada vez mais apoio aos idosos e aos avós. O religioso solicitou que a sociedade assuma esse papel, valorizando e cuidando de quem viveu mais tempo. Nesse caso, disse, os clubes de mães acabam tendo uma função fundamental pelo bem que vêm fazendo, principalmente aos idosos.

"Os idosos, dessa maneira, acabam fazendo parte da comunidade, integrando-se à nossa realidade social. Eles têm de ser cada vez mais respeitados e valorizados", disse o bispo, saudando o Jesus Bom Pastor.

O vereador Rafael Bueno falou em nome do Legislativo, que também esteve representado pela presidenta, vereadora Denise Pessôa/PT. Ele destacou a importância do clube, que oficialmente completa 27 anos em 2022. As atividades desenvolvidas vão desde crochê, tricô, costura, pinturas em toalhas, confecção de acolchoados, doação de roupas e acolchoados para hospitais e pessoas necessitadas e distribuição de alimentos. A ajuda a pessoas necessitadas é uma das prioridades das integrantes, lembrou o parlamentar.

"Um clube de mães se torna importante para o convívio entre amigas, que acabam formando uma nova família. Normalmente, são mulheres já aposentadas, ou que foram do lar e criaram seus filhos e netos, mas também há casos de mulheres que seguem exercendo suas atividades e também participam dos clubes de forma solidária", enfatizou Bueno.

O vereador também destacou uma coincidência para a data de 26 de julho, quando é comemorado o Dia dos Avós.

"São personagens fundamentais na nossa criação, porque carregam com eles história, sabedoria e muito amor. Quem valoriza a sua família deve, antes de tudo, exaltar os avós. Quero deixar meus parabéns e obrigado por todos os esforços ao longo da vida e por todas as conquistas, pois tudo o que fizeram tem como resultado o que somos hoje. Recebam o nosso carinho e admiração, hoje e sempre", comentou, emocionando os presentes.

Por fim, o parlamentar agradeceu às integrantes da entidade de mães:

"Em nome da presidente do Clube de Mães Jesus Bom Pastor, Lúcia Noedel Machado, da vice, Erci Argenta, da tesoureira, Nair Ullian, das secretárias Ires Pozzer Perotti, Dirlei Daniel e Severa Tburski e de todas as demais integrantes, meus parabéns e o desejo de vida longa à entidade."

Pelo Clube de Mães Jesus Bom Pastor, falou Ires Perotti. Ela ressaltou que mesmo antes de estar oficializado, em 1995, havia outro grupo de mulheres que se reuniam funcionava no porão de uma casa e que trabalhavam muito, ajudando a muitas pessoas que necessitavam.

"Agradeço a presença de representantes de outros clubes de mães e, principalmente, às principais responsáveis por este dia de festa, que são as nossas mães, avós, amigas, fiéis companheiras das terças-feiras à tarde, onde compartilhamos horas de alegrias, risadas, mas também de muito trabalho pelo próximo. Lembramos também nossas mães que já partiram e que estão na casa do Pai Celestial", comentou Ires, que também agradeceu ao vereador Bueno e à Câmara Municipal pela distinção do Prêmio Caxias do Sul.

Ires também fez questão de lembrar o Dia dos Avós:

"São anjos de luz, porto seguro de muitas gerações, com olhos que transmitem ternura, paciência, força de uma vida inteira de sabedoria e experiência."

A presidente da Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul ( ACMCS), Marlene Capra Panazzolo, salientou que as mulheres enfrentam cada vez mais desafios na comunidade e assumem papel determinante na ajuda ao próximo, como ocorre nos clubes de mães ao longo dos anos. São 86 clubes de mães associados à entidade em Caxias do Sul.

Tanto representantes do clube de mães homenageado quando da ACMCS receberam lembranças mútuas, no encerramento do evento.

Texto: Daniel Corrêa MTE: 12.672

26/07/2022 - 17:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo