Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal lança oficialmente a Cartilha A Maesa é Nossa!

Os vereadores se mostraram na expectativa pela sanção da lei que instituirá a Feira Maesa Cultural


A Cartilha A Maesa é Nossa, da frente parlamentar que discute a ocupação do espaço, foi oficialmente lançada na Câmara Municipal de Caxias do Sul. O ato aconteceu no início da noite desta terça-feira (12/07), no plenário da Casa, sob a condução do vereador-presidente do grupo de trabalho, Rafael Bueno/PDT. Na oportunidade, parlamentares e mais de 200 pessoas presentes se mostraram na expectativa pela sanção da lei, pelo prefeito Adiló Didomenico, que instituirá a Feira Maesa Cultural.

A medida resultou do substitutivo do projeto de lei 76/2022, idealizado pela própria frente parlamentar, com o objetivo de reconhecer a mencionada feira como um evento permanente da cidade, a ser realizada no terceiro domingo de cada mês, junto ao complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). A área possui mais de cinco hectares (52.951,57 metros quadrados), no quarteirão das ruas Plácido de Castro, Dom José Barea, Treze de Maio e Pedro Tomasi, na região central.

De acordo com Bueno, a consolidação da feira e a própria cartilha demarcam uma apropriação comunitária daquele espaço. “A população abraçou a Maesa. A partir de agora, não há dúvida de que o aproveitamento dela será cada vez maior, pelo poder público e pela comunidade”, enalteceu o vereador.

Presidente da Associação Amigos da Maesa (Ameasa), Paulo Sausen lembrou que o debate vem de muitos anos. “Queremos firmar raízes a partir da feira. Os expositores serão, inclusive, qualificados por meio de parceria com o Sebrae”, destacou.

O prédio da antiga Maesa/Fábrica 2 data de 1948. Com estilo manchesteriano, abrigou a indústria de fundição da família Eberle, que produzia, entre outros itens, facas, espadas, esculturas, artigos de montaria e de ourivesaria. O projeto de construção coube a Sílvio Toigo e o de concreto, a Gabriel Pedro Moacir.

Em dezembro de 2014, o governo do Estado transferiu a área para Caxias. Em março de 2016, a Administração Estadual oficializou o uso público e cultural, quando começou a discussão sobre a ocupação. Quanto ao último ponto, a secretária municipal da Cultura, Aline Zilli, explicou que, até o final do ano, estudos já em andamento sinalizarão as próximas etapas de utilização e revitalização do complexo.

Além do vereador-presidente Rafael Bueno/PDT, fazem parte da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Mauricio Fernando Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Tatiane Frizzo/PSDB e Zé Dambrós/PSB.

12/07/2022 - 20:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo