Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar do Legislativo dá sequência a esclarecimentos sobre altas habilidades

A 2ª palestra da temática, na atual rodada, contou com a especialista Michele Cousseau, de São Leopoldo


O porquê de se preocupar com pessoas com altas habilidades e superdotação continua preocupando a frente parlamentar do Legislativo caxiense dedicada à temática. Na noite desta segunda-feira (20/06), em formato remoto, em live (ao vivo), pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelas redes sociais da Casa (Facebook e YouTube), foi realizada a segunda palestra temática com Michele Cousseau, integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mobilidade Reduzida e das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (COMUDEPE) de São Leopoldo. Na condução dos trabalhos, estava a vereadora Marisol Santos/PSDB, que preside a frente parlamentar.

De acordo com Michele, diagnosticada como superdotada desde os 7 anos de idade, o senso comum só se apropria de 5% dos significados que rondam pessoas assim. “A imagem que se faz é de gênio, de bem-sucedido e com êxito em todas as áreas da vida. Só que é totalmente o contrário. Apenas, de 5% a 10% deles conseguem sucesso mesmo. Ainda existem estereótipos, como ser homem, branco, de classe média”, observou.

A especialista procurou atentar para o maior desafio a ser superado por cidadãos de altas habilidades: o sofrimento. Criticou o fato de o mundo acadêmico, na ótica dela, não dar muita atenção ao tema. “Via de regra, a pessoa é acusada por não se encaixar no perfil tido como normal. Na vida adulta, já estão quebrados emocionalmente, por não terem a clareza do seu propósito existencial”, explicou. Segundo Michele, 10% da população caxiense teria características de altas habilidades e superdotação.

Michele apontou que pais insatisfeitos e escolas muito exigentes, numa cobrança intensa junto aos filhos, podem agravar quadros de dificuldades de adaptação, entre superdotados. Defendeu maior espaço à criatividade, conforme as aptidões da pessoa. Atentou que bom relacionamento familiar contribui para fazer frente a situações de autoestima baixa.

Interessados em conferirem a palestra podem clicar neste link: https://cutt.ly/8KjKO6d. Outros palestrantes falarão ao longo do ano, em continuidade ao ciclo temático.

Além da vereadora-presidente Marisol Santos/PSDB, fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação os vereadores Adriano Bressan/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Lucas Caregnato/PT e Tatiane Frizzo/PSDB.

20/06/2022 - 22:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo