Voltar para a tela anterior.

Incentivo ao combate à violência contra o idoso é destaque em reunião do Legislativo

Encontro ocorreu no plenário do Legislativo e lembrou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Em busca de oferecer a melhor orientação e refletir sobre o futuro do comportamento da sociedade, no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado nesta quarta-feira (15/06), a Comissão do Idoso promoveu uma reunião pública no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O objetivo do encontro foi discutir formas para evitar maus-tratos. A condução dos trabalhos coube à vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, presidente do grupo parlamentar.

Com destaque acerca do combate à violência, a delega responsável pelo Cartório do Idoso, Aline Martinelli, ponderou sobre o funcionamento do local de assistência e sobre os casos de violência que se encontram nas denúncias. “Pensando na facilidade e acessibilidade ao idoso, o cartório fica na delegacia de pronto atendimento 24h de Caxias do Sul, na Rua Irmão Miguel Dário, 1061, no Bairro Jardim América. Trabalhamos com todos tipos de crimes contra a pessoa idosa, e podemos dizer que 90% dos crimes ocorrem dentro do próprio lar”, destacou.

Com cunho educativo, a reunião abordou sobre os tipos de violência contra idosos. A delegada definiu que a violência se configura como um ato único, repetido ou falta de ação apropriada em uma relação de confiança que cause sofrimento ao idoso. “A função do cartório do idoso é essa, apurar esses crimes. Violência não é só física. Existe a violência estrutural, psicológica, sexual, abandono e tantas outras formas de negligência”, disse Aline.

O encontro ainda contou com a posição do fiscal de trânsito, Carlos Beraldo, que levantou dados sobre a violência no trânsito contra o idoso. De acordo com ele, cerca de 19% do total de habilitados na cidade são idosos e isso implica em uma série de números preocupantes em função da violência. “Os números de boletim de ocorrência registrados pela fiscalização mostram que 23% dos sinistros que ocorrem em Caxias, envolvem idosos. A secretaria ainda conta com um levantamento muito triste e que se comprova um pouco da intolerância e preconceito que se tem com os mais velhos no trânsito”, enfatizou.

A Comissão do Idoso ainda conta com vereadores Gilfredo De Camillis/PSB, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Rafael Bueno/PDT e Gladis Frizzo/MDB, que destacou sobre a atuação do poder público em prol do idoso. “Temos deveres e somos parte do processo de inclusão e proteção. A ausência do poder público na concessão dos direitos do cidadão não pode existir. É um dia para além da reflexão, é um dia para nos desafiar como agentes públicos”, disse a parlamentar.

A reunião debateu e propôs um discurso de atenção e proteção do idoso a partir de iniciativas e garantias que a população deve ter. “A criação de um Centro, um único espaço, que possa atender todas as demandas que o idoso tem, seja em necessidade ou assistência, denúncias e outras questões. Fazer com que o idoso rode a cidade em busca de um atendimento separado dos órgãos é, também, uma forma de violência. Nossa sugestão é esse centro de referência que possa fazer a escuta e acolhimento das demandas”, disse a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanisse Zancan.

Em Caxias, as denúncias devem ser feitas pelos telefones da Polícia Militar (190), Polícia Civil de Caxias (157), Disque Direitos Humanos (100) e Alô Caxias (156).

As orientações podem ser buscadas no Conselho Municipal do Idoso (CMI), Coordenadoria Municipal do Idoso, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público e o Cartório do Idoso.

15/06/2022 - 19:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo