Voltar para a tela anterior.

Exposição de José Zugno no Legislativo resgata a nostalgia em visitantes

Homenagem à obra de Zugno tem data prorrogada e fica em exposição até o dia 20 de junho, na Câmara


Em exposição estão mais de 10 anos de trabalho e catalogação do acervo de José Zugno. A mostra “José Zugno - Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola” retrata a atuação e vida do agrônomo que foi Cidadão Emérito de Caxias do Sul. A Casa do Legislativo também é a casa da exposição que fica aberta ao público até o dia 20 de junho, no Espaço Cultural Mário Crosa – subsolo da Câmara Municipal. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A mostra conta com 12 painéis temáticos com imagens exclusivas. Responsável pela criação das feiras do agricultor, pelo desenvolvimento de praças e parques, José Zugno é reconhecido por essas medidas que são vistas e lembradas até os dias atuais.

Esse processo vivido no meio rural, contado na exposição, desperta uma série de sentimentos nos visitantes. Filhas de Renato Guisso, produtor de leite e hortifrútis na década de 1960, Marta e Meri Guisso visitaram a exposição acompanhadas por Ricardo Zugno, filho de José e realizador dessa mostra, e relembraram do passado conforme iam passando pelos painéis.

“É uma sensação muito boa poder ver como éramos há 50 anos. A nostalgia nos preenche conforme vamos vendo as fotos. Podemos lembrar como era o convívio com nosso pai e reviver histórias da infância que estavam na memória”, disse Marta, que junto da sua irmã, fizeram juntas uma viagem ao passado através das fotos de Zugno. “Foram atividades que nos marcaram muito e isso reflete na gente até hoje”, finalizou.

Presentes em algumas das fotos que estão à mostra, as irmãs vivenciaram novamente a época em que o pai, Renato, começou com uma granja familiar. “Nosso pai era muito detalhista e persistente. Ele comprou uma vaca para mim em uma época em que não tomava leite. Foi a partir daí, inclusive, que deu início à Granja Pequena, justamente porque nossa vaca se chamava ‘Pequena’”, relembrou Meri ao se ver na exposição.

A atuação de José Zugno na valorização da atividade do agricultor é vista a cada momento eternizado na mostra. A exposição conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e apoio cultural das Empresas Randon S.A., Instituto Elisabetha Randon, Racon Consócios, Pátio da Estação. Também são parceiros do projeto Mebrafe Soluções em Refrigeração Industrial e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (Aeane).

10/06/2022 - 19:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo