Voltar para a tela anterior.

Câmara integra o comitê regional de extensão da UFRGS na Serra

A formação do grupo ocorreu em reunião da Amesne, em Cotiporã


A Câmara Municipal de Caxias do Sul passou a integrar o comitê regional que tratará do projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (27/05), durante reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), em Cotiporã. O vereador-presidente da Comissão Pró-Universidade Pública do Legislativo Caxiense, Vinicius Ribeiro/PDT, será o representante da Casa, no grupo coordenado pelo presidente da Amesne, Waldemar De Carli. As câmaras legislativas de Bento Gonçalves e Nova Prata também estarão representadas.

De acordo com Vinicius, a construção do projeto de universidade pública tem que obedecer a critérios estritamente acadêmicos e técnicos. Na audiência de hoje, ele pediu que o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) sejam consultados. A partir de agora, sob a coordenação da Amesne, é preciso empreender um estudo que trace o diagnóstico das demandas por curso, em cada município da região, incluindo as vocações socioeconômicas e as possibilidades de aproveitamento da infraestrutura existente, explicou.

Para o presidente da comissão, além dos vereadores, toda a comunidade caxiense, o que passa por lideranças políticas, empresariais, de entidades diversas, estudantes, precisa aderir ao trabalho de elaboração do projeto de extensão da UFRGS. Disse, ainda, que a UCS já colocou profissionais à disposição.

O reitor da UCS, Isidoro Zorzi, defendeu que a UFRGS aproveite os campi que a universidade comunitária já disponibiliza pelos municípios da região. Disse que a área construída soma 250 mil metros quadrados, contando com 1.130 professores e 34 mil alunos.

No final do mês passado, no plenário da Câmara de Caxias do Sul, a reitoria da UFRGS assinou um protocolo de cooperação científica e tecnológica com a Amesne.

Além do presidente Vinicius, integram a Comissão Pró-Universidade Pública da Câmara os vereadores Ari Dallegrave/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB. O petista Guiovane também participou da reunião de hoje, em Cotiporã.

27/05/2011 - 19:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo