Voltar para a tela anterior.

Moção da Câmara é contrária ao fechamento da CESA em Caxias

O sindicato dos funcionários da unidade também contestou a decisão


A interrupção das atividades da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA) em Caxias do Sul motivou uma moção de contrariedade, apresentada pelos vereadores Geni Peteffi/PMDB e Mauro Pereira/PMDB e aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (24). A CESA é uma sociedade anônima de economia mista, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, responsável pela política oficial de armazenamento agrícola do Estado. A alegação para o fechamento da unidade de Caxias é a baixa taxa de ocupação e a necessidade de reformas, sem prazo para reabertura.

No texto da moção, os autores destacam que a entidade, que não visa a lucros, oferece armazenamento qualificado e acesso às vias de comércio. Por isso, a medida seria irresponsável, sobretudo pelo prejuízo às empresas e agricultores que mantêm contrato com a CESA. A moção também faz críticas ao prazo de 30 dias para a desocupação da estocagem por parte dos clientes, tempo considerado insuficiente.

No início da sessão ordinária, o Sindicato dos Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais do Estado do RS (Sagergs) opinou sobre a questão, em plenário. Desde a tribuna, o presidente da entidade, Lourival Pereira, refutou a decisão da Presidência da CESA, por entender que a interrupção das atividades não era necessária. Disse que, nos últimos dez anos, a unidade caxiense apresentou, em média, a segunda maior receita dentre as 23 filiais da companhia.

Pereira ainda referiu que, pelo fato das exigências do mercado interno serem cumpridas, não havia a necessidade da retirada dos produtos estocados. Alertou que o fechamento poderá, inclusive, inutilizar parte da estrutura. Anunciou que o Sagergs deverá solicitar reunião com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para esta semana.

Durante o debate sobre a moção, a vereadora Geni Peteffi/PMDB afirmou que a deterioração da unidade ocorre por anos de gestão ineficiente. Sugeriu o agendamento de reunião com o presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazéns, Jerônimo de Oliveira, e com o titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi, antes que termine o prazo para retirada dos produtos, marcado para o próximo mês.

Em concordância com Geni, Elói Frizzo/PSB também afirmou que a situação enfrentada pela CESA trata-se, claramente, de má administração. Sugeriu que a moção fosse entregue pessoalmente ao secretário Estadual da Agricultura.

Para o presidente da Casa, Marcos Daneluz, o governo do Estado falha ao não discutir o problema com os setores envolvidos, antes da tomada de decisões. Ofereceu apoio a uma possível audiência com Mainardi.

O vereador Vinicius Ribeiro/PDT declarou confiar que o governo possa rever a decisão, a partir de um debate mais amplo.

Conforme o vereador Mauro Pereira/PMDB, a decisão seria fruto de desconhecimento quanto à função de empresas públicas. Explicou que a tarefa da CESA consiste em oferecer a estrutura necessária para produtores e empresas da região, ligadas ao meio agropecuário.

Enquanto isso, o vereador Rodrigo Beltrão/PT expôs que, ao assumir o Estado sem sobra de caixa, foram necessárias medidas administrativas mais urgentes por parte do governo Tarso. Segundo Beltrão, o fechamento provisório será útil na obtenção de recursos para a reforma, indispensável, para ele, para o aumento da clientela da unidade.

Com a aprovação, o documento será encaminhado aos deputados federais gaúchos, aos deputados estaduais, ao governador Tarso Genro, ao Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi, e ao presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazéns, Jerônimo de Oliveira.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (ausência justificada), Ari Dallegrave/PMDB(a favor), Arlindo Bandeira/PP (a favor), Daniel Guerra/PSDB(a favor), Denise Pessôa/PT(a favor), Elói Frizzo/PSB (a favor), Geni Petteffi/PMDB(a favor), Guiovane Maria/PT(a favor), Gustavo Toigo/PDT(a favor), Moisés Paese/PDT(a favor), Mauro Pereira/PMDB(a favor), Renato Nunes/PRB(a favor), Renato Oliveira/PCdoB,(a favor) Rodrigo Beltrão/PT(a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (em representação da Casa).

24/05/2011 - 20:42
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo