Voltar para a tela anterior.
Buscar maior mobilização da comunidade caxiense para trazer a extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ao município é o próximo passo da Comissão Pró-Universidade Pública da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta terça-feira (24), o vereador-presidente da comissão, Vinicius Ribeiro/PDT, destacou que, hoje à tarde, o prefeito José Ivo Sartori colocou os técnicos do Executivo à disposição. Conforme o parlamentar, o debate precisa ser conduzido de forma estritamente técnica, a exemplo dos estudos que indicaram Vila Oliva como sede do novo aeroporto regional.
De acordo com Vinicius, a comissão buscará o apoio técnico da Aglomeração Urbana do Nordeste e do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra. Ele também ressaltou a intenção do reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Isidoro Zorzi, de disponibilizar a estrutura da UCS para a futura extensão da UFRGS. Amanhã, às 10h, os membros da comissão se reunirão com Zorzi.
O presidente da comissão voltou a reiterar o protagonismo do Legislativo Caxiense, na articulação da vinda da UFRGS para a região. Lembrou que a própria reitoria da universidade reconheceu essa posição, quando, no final do mês passado, no plenário da Câmara, assinou o protocolo de cooperação científica e tecnológica com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
Vinicius também convocou os colegas a participarem, na próxima sexta-feira, às 14h, na prefeitura de Cotiporã, da reunião da Amesne. Na oportunidade, serão traçadas as primeiras estratégias para o projeto da universidade pública na Serra. Vinicius antecipou que a principal tentativa é trazer a última audiência pública regional da Amesne para Caxias. Pelo cronograma preliminar da associação, o tema da extensão seria discutido, respectivamente, em Caxias, Bento Gonçalves e Veranópolis.
Para o vereador Ari Dallegrave/PMDB, a comissão cumpriu com o seu papel, ao contribuir com a realização da assinatura do protocolo de intenções. Está havendo, também, uma integração com a UCS, que já está ramificada por diversos municípios da região, salientou. O peemedebista apoiou a ideia de utilização da estrutura existente da UCS. O vereador Gustavo Toigo/PDT disse concordar com a inclusão da UCS, nos debates sobre a extensão da UFRGS.