Voltar para a tela anterior.
As articulações para viabilizar o tombamento do prédio da antiga MAESA foram comentadas pelo vereador Elói Frizzo/PSB, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (11). O edifício pertencia à Metalúrgica Abramo Eberle SA (MAESA) e está localizado à Rua Plácido de Castro, em Caxias do Sul. O parlamentar comentou que, hoje, à tarde, o presidente da União das Associações de Bairro (UAB), Daltro da Rosa Maciel, protocolou, junto ao gabinete do prefeito José Ivo Sartori, o pedido de tombamento. Reforçou que a intenção é de que a localidade venha a abrigar um mercado público municipal.
Frizzo relatou contatos que manteve com a Secretaria Estadual da Cultura. Disse ter sido orientado a reunir diversos documentos, com fotos e dados históricos do prédio. Assim que juntar a documentação, o vereador afirmou que deverá propor uma moção de apoio ao tombamento, para apreciação em plenário.
Embora pertença ao governo do Estado, no momento, é o grupo Voges que ocupa o prédio. Frizzo comentou que, por acordo com a Procuradoria Geral do Estado, ficou estabelecida que a devolução do prédio ao estado deverá ocorrer no prazo de dois anos.
Em apoio, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT observou que é preciso haver esforço no sentido de tornar essa propriedade pública. Esse bem precisa ser cedido ao município de Caxias do Sul, disse.