Voltar para a tela anterior.

Troféu Mulher Cidadã é entregue a seis agraciadas

A homenagem foi alusiva ao Dia da Mulher Caxiense


Seis agraciadas receberam, na noite desta terça-feira (10/05), o Troféu Mulher Cidadã, em alusão ao Dia da Mulher Caxiense. O município comemorará a data amanhã. Na sessão solene da noite de hoje, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, o presidente da Casa, Marcos Daneluz, entregou a honraria para Fúlvia Stedile Angeli Gazola, Linéia Maria Dalpian Grazziotin, Loiva Maria De Boni Santos, Maria Aparecida Auricchio Stecca, Maria Marlene da Silva Faria e Rozeunice Pacífico.

O vereador Elói Frizzo/PSB representou o Legislativo na cerimônia. Desde a tribuna, ele destacou o histórico de lutas das mulheres contra o preconceito e a discriminação. Comentou que a afirmação cidadã delas partiu de reivindicações por direitos como justiça e igualdade. Acrescentou, ainda, que elas têm conquistado espaços no mercado de trabalho, por capacitação e mérito.

Em nome das agraciadas, Fúlvia Stedile Angeli Gazola, contemplada na categoria profissionalização e emprego, ressaltou a contribuição da mulher para a sociedade caxiense. As políticas públicas devem permanecer atentas aos direitos das mulheres, por meio do contínuo trabalho pela ampliação das conquistas, observou.

A coordenadora do Conselho Municipal da Mulher, Luciane Demenech, salientou o significado da homenagem, sobretudo por conta do envolvimento familiar inerente à atuação feminina. Afirmou que muitos homens já contribuem com a preservação dos direitos das mulheres.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, coronel Roberto Soares Louzada, leu mensagem do prefeito José Ivo Sartori, em cumprimentos à Câmara, pela entrega dos troféus, e às agraciadas. As homenageadas representam a contribuição das mulheres para o desenvolvimento de Caxias do Sul, disse.

Também foram homenageadas Linéia Maria Dalpian Grazziotin, na área de defesa dos direitos e combate à violência contra a mulher; Loiva Maria De Boni Santos, na de saúde; Maria Aparecida Auricchio Stecca, na de atividade comunitária; Maria Marlene da Silva Faria, na de promoção da participação política; e Rozeunice Pacífico, na de educação.

De autoria da Mesa Diretora, o requerimento, que propôs a sessão solene desta noite, sugeriu os nomes, indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Fúlvia Stedile Angeli Gazola, diretora da Dolaimes Comunicação e Eventos, obteve a indicação para a área de profissionalização e emprego. Ela é vice-presidente de serviços da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Para a defesa dos direitos e combate à violência contra a mulher, ficou com a indicação Linéia Maria Dalpian Grazziotin. Professora da rede estadual até 1991, Linéia é titular da Coordenadoria da Mulher, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), desde 2005.

Na saúde, foi indicada Loiva Maria De Boni Santos, mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com foco na pesquisa de saúde mental e dependentes químicos.

A indicação na área de atividade comunitária coube a Maria Aparecida Auricchio Stecca. Desde 2001, atua como presidente da Associação de Moradores do Loteamento Portinari, onde esteve à frente das lutas da comunidade.

A área de promoção da participação política teve como indicada Maria Marlene da Silva Faria, representante do Conselho de Psicologia, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), e do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM).

Rozeunice Pacífico, docente de graduação nos cursos de Educação Física e Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), recebeu o troféu pelo seu trabalho na área da educação. No período de 2000 a 2004, Rozeunice assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul.

Compõem a Mesa Diretora da Câmara os vereadores Marcos Daneluz/PT (presidente), Mauro Pereira/PMDB (vice-presidente), Renato Nunes/PRB (2º vice-presidente), Alaor de Oliveira/PMDB (1º secretário) e Vinicius Ribeiro/PDT (2º secretário). O decreto que deu origem ao Troféu Mulher Cidadã é de autoria das vereadoras Ana Corso/PT e Geni Peteffi/PMDB.

10/05/2011 - 22:07
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo