Voltar para a tela anterior.
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho pautou o pronunciamento da vereadora Denise Pessôa/PT, feito desde a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (10). Ela reforçou o convite para a audiência pública que ocorrerá amanhã, a partir das 13h30, no plenário da Câmara Municipal, e que tratará do assunto. O encontro será promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança.
Presidente da comissão, a petista adiantou que pretende verificar se as empresas vêm cumprindo a cota para colaboradores do gênero, no preenchimento de vagas. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apurados em 2000, Denise estima que existam cerca de 50 mil cidadãos com deficiência, em Caxias do Sul.
Segundo a parlamentar, há problemas em relação ao cumprimento da lei de 1991, que prevê uma cota para pessoas com deficiência, na faixa de 2% a 5% do quadro funcional. O respeito à diversidade é um caminho para a igualdade, afirmou.
O vereador Daniel Guerra/PSDB destacou a importância da audiência para que as pessoas com deficiência saibam do caminho e das oportunidades para serem incluídas no mercado de trabalho.
Participarão da audiência representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.
A Comissão de Direitos Humanos tem, como integrantes, além da vereadora-presidente Denise, os parlamentares Ana Corso/PT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Renato Nunes/PRB.