Voltar para a tela anterior.
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) esteve na Penitenciária Regional de Caxias do Sul (Percs), na região do Apanhador, durante a manhã desta segunda-feira (09/05). A vereadora presidente Denise Pessôa/PT percorreu as dependências, conversou com detentos e anotou reivindicações. Ela também ouviu do diretor da instituição, Roniewerton Pacheco Fernandes, que a carência de recursos necessários atrasa o aproveitamento completo da estrutura da penitenciária. A parlamentar prometeu que buscará agilizar, junto aos órgãos competentes, o atendimento às demandas do órgão.
De acordo com o diretor, reformas na galeria C, interditada desde o ano passado, dependem de licitação. A instalação do Ensino Fundamental também se encontra estagnada, já que as três salas de aula não podem ser utilizadas, observou Fernandes. Com espaço para 432 detentos, a Percs abriga, atualmente, 280 apenados. As celas, de 16 metros quadrados, comportam até quatro pessoas.
O diretor da penitenciária também apontou a inexistência de estrutura que sirva de abrigo para familiares, em dias de visita. Ele explicou que existe a possibilidade de parcerias para o projeto. Outra necessidade refere-se a mais linhas de ônibus regulares até o Apanhador. Quanto a isso, a vereadora Denise avisou que contatará com a empresa responsável pelo transporte, na região.
Ficou combinado que, em data a ser definida, ocorrerá reunião entre vereadores e a direção da Percs, sobre a ocupação profissional como alternativa para diminuir a reincidência prisional. Ao defender parcerias com o empresariado para a criação de núcleos profissionais dentro das cadeias, Fernandes expôs que apenas 10% dos presidiários de Caxias do Sul trabalham efetivamente, enquanto que, em outros municípios da região, segundo ele, o índice chega a 90%.
Além de Denise, compõem a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, os vereadores Ana Corso/PT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.