Voltar para a tela anterior.
A defesa para que Caxias do Sul sedie a futura extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra foi feita pelos vereadores, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28). Os parlamentares repercutiram a assinatura do protocolo de cooperação científica e tecnológica entre a UFRGS e a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), realizada no plenário da Casa, na tarde de hoje. Na oportunidade, o presidente do Legislativo Caxiense, Marcos Daneluz, entregou ao reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, documento da Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública da Casa, com a justificativa do porquê de a sede da futura universidade ser em Caxias.
Desde a tribuna, o vereador Ari Dallegrave/PMDB defendeu a instalação da universidade federal em Caxias do Sul, afirmando que ela não deixará de ser regional por isso. Caxias oferece as melhores condições, ressaltou. Para o peemedebista, essa extensão irá contemplar milhares de estudantes que veem, na universidade pública, a oportunidade de fazer um curso superior.
Segundo o vereador Guivane Maria/PT, o que era uma proposta da cidade acabou se tornando regional. Ele se referiu à possibilidade da extensão ser instalada em outro município da Serra. Não devemos abrir mão de que venha para cá, até porque foi aqui que começou esse movimento, ponderou.
O vereador Elói Frizzo/PSB atentou que o próximo passo é a busca por recursos e pela autorização do governo federal, a fim de contratar profissionais.
Lembrando que hoje é o Dia Internacional da Educação, o vereador Gustavo Toigo/PDT afirmou que a luta por uma universidade pública começou décadas atrás, na Câmara Municipal de Caxias.
Na sequência, o vereador Mauro Pereira/PMDB avaliou que este seria o momento dos municípios da Serra Gaúcha se unirem para crescer, ao invés de se iniciar uma discussão que poderá prejudicar o processo.
Presidente da Comissão Pró-Universidade Pública, o vereador Vinícius Ribeiro/PDT ressaltou que o Legislativo sempre levantou essa bandeira e que vem pondo em prática os conceitos de confiança e parceria.
Em concordância, o vereador Renato Oliveira/PCdoB disse não ter dúvida de que a extensão da UFRGS será em Caxias, devido ao número de pessoas que serão beneficiadas.