Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Gustavo Toigo/PDT comentou sobre o artigo Coreia do Sul: educação e sagu, de autoria de José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS. O texto traça uma espécie de comparativo entre a importância conferida à educação como fator de desenvolvimento na Coreia do Sul e no Brasil, precisamente no Rio Grande do Sul.
Segundo Rosa, a sociedade coreana prioriza a educação por meio de investimentos em escolas de turno integral, valorização dos profissionais do ensino e instituições públicas geridas por um conselho nacional. O texto refere que a Coreia possui uma cultura nacional que valoriza a educação. Ainda segundo o artigo, pesquisa do Grupo RBS apontou que a maior demanda dos gaúchos é por educação.
Conforme Toigo, o estado poderá recuperar o destaque no cenário nacional, a partir de investimentos na política educacional, cuja fórmula, salientou, baseia-se em escolas de turno integral e remuneração justa para os professores. O vereador Vinicius Ribeiro/PDT também defendeu que a educação seja política de Estado. Citou a necessidade da qualificação do ensino.