Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos comemora a CIPTEA, carteira que identifica pessoas com autismo

A vereadora destacou que o documento facilitará no acesso a atendimento prioritário


Na última sexta-feira, 18 de junho, data em que se lembrou do Orgulho Autista, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foi conquistada como direito e passou a ser realidade. A vereadora Marisol Santos/PSDB utilizou o grande expediente na sessão ordinária desta quinta-feira (22/06), para destacar que o documento facilitará no acesso a atendimento prioritário, evitando mais papéis como comprovação do autismo.

A tucana ressaltou que a CIPTEA reforçará um direito dos autistas, previsto em lei. “A carteira de identificação foi desenvolvida com o objetivo de não precisar levar os papéis para a comprovação do autismo, além de possuir todos os dados do autista e dos responsáveis”, explicou a vereadora.

De acordo com ela, por meio da carteira, também será possível fazer um mapeamento. Disse que, a partir dele, ficará mais fácil quantificar autistas no Estado e por município. Enfatizou que a medida contribuirá com a elaboração de políticas públicas.

Ainda em seu discurso, a vereadora ensinou como realizar a solicitação do documento, que é gratuito: passo 1, acesse o site https://faders.rs.gov.br/inicial; no acesso rápido, clique em “Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo”; para continuar a solicitação, você precisará ter em mãos: documento de identificação do autista, foto 3x4, documentos dos responsáveis legais e o laudo médico comprovando o Transtorno do Espectro Autista (TEA); por fim, preencha todos os dados e informações solicitadas com cuidado.

Marisol orientou para que, após a solicitação, as pessoas fiquem de olho no e-mail cadastrado. “É por lá que receberá todos os avisos sobre a CIPTEA”, informou.

22/06/2021 - 11:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo