Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo destaca o impacto da Festa da Uva para Caxias e região

A parlamentar também resgatou o legado da imigração italiana na Serra gaúcha


Aproveitando o vídeo de divulgação da Festa da Uva 2022, exibido no início da sessão desta terça-feira (22/06), a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB utilizou seu espaço no grande expediente para recordar a história do evento e o legado da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Além disso, a vereadora destacou a sua trajetória como rainha da Festa e a importância do evento na região.

A parlamentar salientou a luta do povo italiano para chegar até o Estado, na segunda metade do século XIX, passando mais de 30 dias em navios, em busca de um lugar melhor para se estabelecerem. Lembrou que a vinda ao Brasil foi resultado de uma forte crise econômica na Itália. Também ressaltou a coragem dos italianos que, de acordo com a vereadora, está nas raízes de seus descendentes.

A partir da imigração, Tatiane destacou a criação da Festa da Uva para enaltecer a produção da uva e do vinho na região. Evidenciou alguns fatos marcantes sobre o evento, como o início, em 1931, a interrupção do evento por conta da Segunda Guerra Mundial, a participação na primeira transmissão a cores da televisão brasileira, em 1972, e a sua eleição como rainha, em 2010. A parlamentar salientou que a festa traz inúmeros benefícios para a região, principalmente nos âmbitos cultural, econômico e turístico.

Como uma das comentaristas da escolha, a parlamentar convidou seus colegas vereadores para acompanharem o evento de forma on-line, neste sábado (26/06), às 20h, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com transmissão ao vivo da BitcomTV.

22/06/2021 - 11:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo