Voltar para a tela anterior.

Presidente do Legislativo lamenta morte da historiadora Loraine Slomp Giron

Velocino Uez destaca a contribuição intelectual da pesquisadora e professora aposentada que recebeu o título de Cidadã Emérita no ano de 2000


O presidente do Legislativo caxiense, vereador Velocino Uez, lamentou a morte da historiadora Loraine Slomp Giron, que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (17/06) em razão de uma pneumonia. Aos 84 anos, ela estava internada desde ontem (16/06) no Hospital da Unimed e não resistiu às complicações decorrentes da doença. Uez destaca a contribuição social e cultural que a pesquisadora deixa para a cidade. “A professora Loraine ajudou a construir a história e as memórias de nossa Caxias do Sul. É uma profissional que deixa um legado intelectual importantíssimo para as atuais e futuras gerações”, ressalta Uez.

Professora aposentada da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Loraine era graduada em História e Geografia, mestre em Filosofia e doutora em Ciências Sociais. Em 30 de novembro de 2000, por seu trabalho docente realizado na cidade e pela participação efetiva no campo da pesquisa, recebeu do Parlamento municipal o título de Cidadã Emérita, a partir de projeto apresentado pela então vereadora Ana Corso/PT. Entre as diversas publicações de sua autoria, estão os livros: Refletindo a Cidadania; A Força das Mulheres Proprietárias; Imigração e Cultura; e As Sombras do Littorio.

Nascida em Caxias do Sul, Loraine deixa dois filhos, o ex-vereador Felipe Giron e o jornalista Luís Antônio, as noras e quatro netos. De acordo com informações dos familiares, não haverá velório, apenas uma cerimônia de despedida que acontecerá na manhã desta sexta-feira (18/06), às 11h, no Memorial Crematório São José de Caxias do Sul. Após o corpo de Loraine Slomp Giron será cremado.  

17/06/2021 - 12:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo