Voltar para a tela anterior.

Procuradoria Especial da Mulher debate criação de hortas comunitárias em Caxias

As vereadoras e representantes entidades estiveram reunidos na Câmara, na tarde de quarta-feira


A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal debateu, durante a tarde desta quarta-feira (16/06), a criação de hortas comunitárias em Caxias. O tema se faz necessário considerando o aumento da fome e do desemprego na cidade. Além disso, é uma luta do escritório na Serra Gaúcha da ONG Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. 

A vereadora Denise Pessôa/PT, que é a atual procuradora especial da mulher, destacou a importância do projeto para a cidade. "É necessária divulgação desta política pública, além da busca por parcerias. Devemos unir nossos esforços, já que é uma demanda da sociedade. Não podemos virar as costas quando somos convocados", disse.

A coordenadora da Ação da Cidadania na Serra, Ruth Ordovás, destacou que o trabalho nas hortas é terapêutico para as comunidades. "Junto com uma crise sanitária, vem uma crise financeira. Por isso a população tem solicitado as hortas comunitárias. Elas vão muito além da horta. É sobre bem-estar, já que as comunidades que já participam das hortas alegam que houve um aumento de saúde física e mental", afirmou. 

O secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, também esteve na reunião. Durante o debate o Executivo se comprometeu em regulamentar a lei que institui o Programa Municipal de Agricultura Urbana, sancionada em 2004. Já o Legislativo caxiense divulgará ações na área e buscará apoios para o financiamento do projeto.

As vereadoras Estela Balardin/PT, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB também participaram do debate, assim como outros representantes da Prefeitura e Emater. A vereadora Gladis Frizzo/MDB, que também integra a PEM, não pôde comparecer ao encontro.

Texto: Jornalista Gabriel Lain

17/06/2021 - 10:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo