Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança reúne Órgãos e Executivo para debater os desafios no combate às aglomerações na cidade

O encontro foi conduzido pelo vereador-presidente do grupo parlamentar, Alexandre Bortoluz/PP


As operações de combate a aglomerações e, às chamadas festas clandestinas na cidade, foram o tema da reunião organizada pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) do Legislativo, na tarde desta quarta-feira (16/06). O vereador-presidente do grupo parlamentar, Alexandre Bortoluz/PP, comandou os trabalhos, realizados na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Bortoluz abriu o encontro falando da importância dessas operações para o combate a proliferação da Covid-19, e aproveitou também para agradecer a presença dos representantes dos órgãos de segurança pública de Caxias do Sul, do Poder Executivo e demais legisladores integrantes da Comissão.

O encontro se deu acerca dos desafios da atuação pública diante das aglomerações e a necessidade de protocolização das funções dos órgãos de segurança nas operações que combatem os eventos clandestinos, além da importância da conscientização por parte da população.

Foi debatida, também, a criação de uma cartilha que informe o cidadão a melhor forma de agir diante das blitzes de fiscalização. A ideia, levantada pelo vereador Alexandre Bortoluz, foi acolhida pelo secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidades, Alfonso Willenbring Júnior, que disse ser fundamental, em função do recente caso de infração de abordagem e perseguição que resultou na morte do jovem Matheus dos Santos, de 21 anos.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, já são mais de mil operações de combate a aglomerações executadas na cidade. Ele destacou também que, a partir da coleta de informações de órgãos municipais e federais, é objetivada a realização de protocolos para futuras operações, visando uma maior organização e sistematização das funções.

A organização de protocolos foi corroborada pelo comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Emerson Ubirajara, que aproveitou para ressaltar o apoio da Brigada Militar (BM) aos órgãos de fiscalização nas ações contra aglomerações.

Também representando o Executivo, o chefe de Gabinete, Cristiano Becker, recordou a competência da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), mas pontuou que, sem o apoio dos órgãos de segurança, não seria possível a execução das operações, destacando assim essa união para maior efetividade e comunicação.

João Uez, secretário de Urbanismo, também destacou a importância da união no combate às aglomerações, e disse que levará ao conhecimento do prefeito Adiló Didomenico/PSDB os levantamentos a respeito da cartilha e, da possibilidade do aumento do valor da multa estipulada aos coordenadores de festas clandestinas, ideia pontuada pelo vereador e integrante da Comissão, Sandro Fantinel/PATRIOTA.

Foi pauta da reunião, também, o próximo decreto municipal de ações contra a proliferação do vírus, que deverá ser lançado nesta quinta-feira (16/06). Segundo o gerente de Fiscalização da Prefeitura, Rodrigo Lazzarotto, deverá conter nesse documento a liberação do autosserviço nos restaurantes, das apresentações de músicos em bares e, ainda, a possibilidade da realização de eventos sociais. Lembrando que essas atividades serão permitidas, apenas, se cumpridos os protocolos de segurança, como uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel.

Também marcaram presença os integrantes do grupo parlamentar, vereadores Juliano Valim/PSD e Ricardo Daneluz/PDT, e, o delegado da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), Cleber dos Santos Lima; o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), sargento Claudiomar de Lima Fragozo; o chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Estadual (PRF), Jonatas Josué Nery; o comandante do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, major Marco Antônio Sanchez Soares; o diretor da Guarda Municipal de Caxias do Sul, Alex Oliveira Kulman.

A Comissão de Segurança Pública e Proteção Social é composta, além de Bortoluz, Daneluz, Fantinel e Valim, pelo vereador Adriano Bressan/PTB.

16/06/2021 - 17:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo