Voltar para a tela anterior.

Vereadores acolhem mudanças na composição do Conselho Municipal de Mobilidade

Agora, o texto aprovado seguirá para a sanção do prefeito Adiló Didomenico


Mudanças na composição do Conselho Municipal de Mobilidade (CMN) foram acolhidas pelos vereadores caxienses, na sessão ordinária desta terça-feira (08/06). Os parlamentares aprovaram o projeto de lei 71/2021, assinado pelo Executivo e que altera a lei 8.588/2020, além de revogar a lei 4.735/1997. Agora, o texto seguirá para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Na exposição de motivos da matéria, a Prefeitura contou que o Conselho opinou pela substituição do representante do Sindicato de Trabalhadores de Caxias do Sul, com base territorial no município, por um representante da Associação dos Usuários do Transporte de Passageiros e Transporte Escolar de Caxias do Sul (ASSUTRAN). “A proposta surge em decorrência da maior atividade da ASSUTRAN, na circunscrição municipal, com relação aos transportes, sendo efetuada pela associação oito consultas populares independentes nos últimos anos, com vistas a oportunizar visibilidade à opinião popular, relacionada ao transporte coletivo público urbano, entre outras ações desenvolvidas pela entidade”, ponderou.

Além disso, conforme a proposição, o Sindicato de Trabalhadores de Caxias do Sul consta com o CNPJ desativado, o que impossibilita a sua participação nas sessões do CMM, já que a alteração propicia melhor representatividade das entidades que, de fato, possam contribuir com os debates, resultando em melhores soluções à coletividade.

Noutro ponto, o conselho se manifestou pela representação da União dos Ciclistas Caxienses (UNICCA), com o entendimento de que o órgão contribuirá expressivamente nas discussões que versam sobre mobilidade, por se tratar de um movimento que vem se popularizando, a partir da alternativa das bicicletas.

Para garantir a paridade participativa dentro do conselho, o Executivo sugeriu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego entre os representantes governamentais. Justificou a intenção de manter a ampla participação dentro do CMM, buscando equilibrar as relações de interesse público e social.

PROJETO DE LEI 71/2021 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON NOVO Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Sim

08/06/2021 - 14:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo