Voltar para a tela anterior.

Uso consciente do plástico é destacado por Tatiane Frizzo

Da tribuna, a parlamentar destacou que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo


Na semana em que se celebra a Semana Municipal do Meio Ambiente, a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB ocupou a tribuna, na sessão de hoje (08/06), para falar sobre um tema de urgência para a preservação da natureza: a utilização consciente dos materiais plásticos.

Em seu pronunciamento, a vereadora trouxe dados que comprovam o uso excessivo de plástico por parte da população brasileira. Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com cerca de 11,3 milhões de toneladas. Os dados também mostram que apenas 2% desse lixo é reciclado, ficando abaixo da média global, que é de 9%.

Tatiane é autora da lei 8.592/2021, que institui o Dia Municipal do Uso Consciente do Plástico, comemorado hoje, dia 8 de junho. Segundo a vereadora, a data busca promover ações e alavancar campanhas que procuram o cuidado e bem estar do meio ambiente. “Esse material [plástico] ao mesmo tempo é tão útil, tão necessário, faz parte do nosso dia a dia, mas que tem um impacto no meio ambiente muito grande”, afirmou a tucana.

A vereadora destacou que pequenas ações já fazem a diferença para a natureza. A eliminação do uso de sacolinhas plásticas nos supermercados, por exemplo, já é um ponto positivo. O projeto “Eu carrego o futuro”, realizado em parceria com uma rede de supermercados da cidade, irá promover uma ação, na tarde desta terça-feira (08/06), de conscientização da diminuição do uso de plástico, além da distribuição material gráfico e de ecobags (sacolas retornáveis). “É uma atitude simples, mas que em longo prazo tem uma importância muito grande”, disse.

Ao final de sua declaração, Tatiane convidou os vereadores a participarem de uma ação de carinho à natureza, na próxima sexta-feira (11/06), às 14h: o plantio de uma árvore no Parque dos Macaquinhos (ao lado do Legislativo). É destacado que o ato terá participação de um técnico da Secretaria do Meio Ambiente, para que tudo seja feito da maneira correta.

08/06/2021 - 11:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo