Voltar para a tela anterior.

Vereadores fazem vistoria no Canil Municipal

Presidente da Comissão da Saúde, Rafael Bueno encaminhou visita e percebeu melhorias, mas viu necessidade de nova área


Vereadores visitaram na tarde desta quarta-feira (02/06) o Canil Municipal. O encaminhamento foi feito pelo presidente da Comissão da Saúde e Meio Ambiente (CSMA),  Rafael Bueno/PDT. Em razão da pandemia e a pedido do Canil, os vereadores foram divididos em dois grupos, com visitas realizadas às 13h30 e às 15h. Eles foram recebidos pelo coordenador do Departamento de Proteção Animal, veterinário Paulo Vinicius Bastiani, e pela veterinária Ana Caroline Rossi.

Os vereadores ouviram dos profissionais que seria adequado uma melhor estrutura para receber os animais. Um terreno está sendo procurado pelo município,  possivelmente em forma de permuta. Hoje, 610 animais estão acolhidos, sendo que uma campanha de adoção feita pelo município a partir da metade do ano passado conseguiu encaminhar 136 cães e 49 gatos. Hoje, há apenas um felino no lugar. Porém, nesse período, o canil recebeu novos animais.

Para Bueno, um novo local seria importante para que os animais fossem melhor cuidados. Ele também viu um bom atendimento feito pelos veterinários e pelos funcionários da Codeca responsáveis pela limpeza da área de 2 mil metros quadrados (cinco trabalham durante o dia e outros quatro nos demais turnos), a partir de uma parceria com a prefeitura que completou um ano. Porém, acredita que se tivessem mais funcionários o atendimento seria ampliado.

Bueno também reforçou a necessidade de que seja ampliada a campanha de adoção dos cães e agradeceu a doação de pelo menos 100 casinhas por parte da comunidade nas últimas semanas.

"Cada animal tem sua história, muitos vítimas de abandono e violência, que precisa de um lar, um carinho. Temos um Projeto de Código de Proteção aos Animais vigente no município, ao qual encaminhei 29 emendas, mas é preciso seguir vigilante tanto nas campanhas de adoção quanto na fiscalização de maus-tratos", destacou Bueno.

O parlamentar ainda disse que se o canil fosse levado para outro local muitos animais poderiam ser tirados das correntes, algo que é visível. Além disso, Bueno detectou problemas de esgotos a céu aberto e a presença de ratos, mesmo que pequena. Ele também lembrou que a população pode requerer a castração de animais que tem em casa, procurando uma unidade básica de saúde e preencher um requerimento.

De acordo com a veterinária Ana, uma nova estrutura para o canil em um local mais amplo, seria fundamental para melhorar a acolhida e o tratamento dos animais. Ela também comentou sobre melhorias na limpeza e organização da área.

Segundo o veterinário Paulo, são recolhidos todos os animais sem dono e que necessitem de cuidados veterinários. Todos os cães estão microchipados e quase 100% estão castrados - nem todos podem se submeter a cirurgias. Conforme Paulo, seria apropriado pelo menos mais três veterinários, dobrando o número existente.

Além de Bueno, participaram da primeira vistoria (às 13h30), os vereadores Adriano Bressan/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Juliano Valim/PSD, Gilfredo de Camillis/PSB, Olmir Cadore/PSDB e Renato Oliveira/PCdoB, além de assessorias de outros parlamentares.
       
Na segunda visita, às 15h, a vereadora Estela Balardin/PT verificou as condições do canil.

Além de Bueno, integram a CSMA os vereadores Adriano Bressan, Zé Dambrós, Olmir Cadore e Renato Oliveira.   

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672) - Comissão da Saúde e Meio Ambiente (CSMA)

02/06/2021 - 16:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo