Voltar para a tela anterior.

Zé Dambrós apresenta propostas para pavilhões abandonados na Zona Norte

O parlamentar caxiense propõe a reforma dos espaços para a realocação do Corpo de Bombeiros e a instalação do banco de materiais de construção


Na sessão ordinária dessa terça-feira (25/05), o vereador Zé Dambrós/PSB trouxe para a discussão a situação de pavilhões públicos abandonados na Zona Norte e destacou o interesse em criar uma usina de biodiesel. Entre os locais citados, está a antiga área que abrigava o Corpo de Bombeiros da região.

Dambrós informou que, no dia 17 de março, foi até o local juntamente com os vereadores Renato Oliveira/PCdoB e Gilfredo De Camillis/PSB, o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e o deputado estadual Carlos Búrigo/MDB. Com a visita, ele afirmou que pôde constatar o péssimo estado do prédio, em razão de atos de vandalismo, além de ter se tornado abrigo a moradores de rua.  

O parlamentar destacou a importância do local para a comunidade da Zona Norte, já que o posto de bombeiros atendia mais de 100 mil habitantes e 32 bairros da região. Lembrou que o quartel ficou aberto por cinco anos, sendo desativado em março de 2016. Recordou que, após o fechamento, foi solicitada muitas vezes a reabertura do espaço. Inclusive foi entregue, em fevereiro de 2020, por intermédio do deputado Carlos Búrigo, ao vice-governador, Ranolfo Vieira/PTB, um documento contendo as assinaturas de inúmeras lideranças dos bairros da Zona Norte.

Complementou que, no final do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei (PL) 262/2020, criando o Programa de Militares Estaduais Temporários para a Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros. Como projeto, informa o socialista, a legislação permite a contratação de até 300 militares temporários, podendo ser uma solução para a insuficiência de profissionais que, culminou no fechamento do corpo de bombeiros da região. Já, em 2021, Dambrós protocolou um pedido de informação sobre o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul (FUNREBOM) e de um orçamento sobre a reforma do local.

O parlamentar informou, ainda, que, ontem (24/05), após uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, algumas decisões foram tomadas. Dentre elas: os integrantes da frente decidiram formalizar um oficio ao comando do Estado, solicitando 40 soldados para Caxias e, em setembro, promover uma audiência pública com a presença das lideranças públicas da Zona Norte e com os deputados que têm representatividade em Caxias. Disse, também, que a Frente pretende promover um mutirão de limpeza no local.

Os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Juliano Valim/PSD, Olmir Cadore/PSDB e Renato Oliveira/PCdoB parabenizaram Dambrós pelas colocações. O vereador Clóvis completou afirmando que seria importante a construção de um posto de bombeiros nos bairros Ana Rech e Cruzeiro. Já Estela lembrou que 30% dos incêndios ocorrem na Zona Norte e, muitas vezes, pela demora no atendimento, as famílias acabam perdendo suas casas.

Por fim, Dambrós ressaltou que a estrutura em frente ao prédio do antigo quartel de bombeiros pertence ao município e passa igualmente por situação precária. Como solução, o parlamentar sugere consolidar o local como banco de materiais de construção, que pode vir a abrigar materiais para a construção das casas das famílias mais necessitadas da região. Destacou que, como o espaço é de grande porte, a construção pode vir a comportar, também, uma usina de biodiesel para transformação do óleo de cozinha em combustível, o qual poderia abastecer os caminhões da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

25/05/2021 - 13:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo