Voltar para a tela anterior.

Presidente Velocino Uez prestigia coletiva do prefeito para alerta sobre variantes da Covid-19

O chefe do Legislativo caxiense reforçou pedido para cuidados preventivos e contra aglomerações


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Velocino Uez, participou, no final da tarde desta sexta-feira (21/05), de uma coletiva de imprensa, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Na oportunidade, o prefeito Adiló Didomenico conduziu um comunicado de alerta sobre a variante P-1 e a cepa indiana do novo Coronavírus (Covid-19). A P-1 já figura em casos de municípios gaúchos. A indiana foi verificada em estados brasileiros e países vizinhos, como a Argentina. O ato também marcou o lançamento da campanha de conscientização “#TecuidaCaxiasdoSul”.

Neste sábado, às 17h, os municípios integrantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) discutirão a situação da pandemia. Adiló não descartou a adoção de medidas restritivas, ao longo da próxima semana.

De acordo com o presidente do Legislativo caxiense, a população precisa se manter atenta num cenário em que economia e saúde devem andar juntas. Reforçou a necessidade de cuidados preventivos, como o uso de máscaras e álcool em gel, com o distanciamento social. Salientou que podem ser as únicas formas para evitar a retomada de medidas restritivas, no próprio comércio. “Amanhã é o Dia do Abraço. Vamos substituir o contato físico por uma ajuda contra o avanço da pandemia”, convocou Velocino.

No momento, a Covid-19 já matou 969 pessoas só em Caxias do Sul. No âmbito estadual, o total de óbitos alcançou 27.167. No país, 444 mil. Em solo caxiense, até as 17h de hoje, 1.836 cidadãos aguardavam resultado. Quanto à ocupação de unidades de tratamento intensivo (UTIs): UTI Adulto privado (clínico): 48 leitos ocupados, 88%; UTI Adulto privado (Covid-19): 73 leitos ocupados, 86%; UTI Adulto SUS (clínico): 34 leitos ocupados, 100%; UTI Adulto SUS (Covid-19): 58 leitos ocupados, 100%. No mesmo horário, 31 pacientes aguardavam por um leito de UTI, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre outras autoridades, participaram, ainda, da coletiva a vice-prefeita municipal, Paula Ioris, a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e a diretora de Integração da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dilma Tessari.

21/05/2021 - 19:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo