Voltar para a tela anterior.

Gabeira abre a II Semana de Comunicação da Câmara de Caxias do Sul

O jornalista, político, escritor e comentarista da Globonews ressaltou o imediatismo das informações na atualidade e diante da pandemia que afeta a população mundial


O jornalista Fernando Gabeira abriu, na segunda-feira (10/05), a II Semana de Comunicação da Câmara de Caxias do Sul, que se estende até sexta-feira (14/05).  O jornalista, político, escritor e comentarista da Globonews ressaltou o imediatismo das informações na atualidade, período em que a população mundial vive a pandemia causada pelo coronavírus, provocando 420 mil mortes no Brasil e mais de 700 mortes em Caxias do Sul, desde março de 2020 até o momento.

A temática do encontro neste ano é “Comunicação e pandemia: para onde vamos?”. Devido à incidência da covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma online. A transmissão ocorre pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e Youtube) e pela TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET e site).  O bate-papo com Gabeira foi mediado pelo chefe da Assessoria de comunicação da Câmara, jornalista Tales Giovani Armiliato, e pelo jornalista concursado Fábio Rausch.

Ao recordar de sua atuação jornalística no início dos anos de 1990, Gabeira conta que, em cobertura sobre o fim da União Soviética, uma informação remetida por fax (recurso usado para transmitir informações de forma remota) demorava 24 horas para chegar ao Brasil. Hoje, diante dos avanços tecnológicos, tudo acontece na hora. “As comunicações, a partir de agora, ficaram imediatas. Você comunica e, imediatamente, a sua comunicação vai chegar ao receptor”, observa o jornalista.

Ao mesmo tempo que houve agilidade e ampliação do acesso à informação pela população, o comentarista verifica a disseminação de notícias falsas (fake news), principalmente entre grupos específicos, e a necessidade de jornalistas e cidadãos em geral saberem checá-las. Nesse contexto, em razão da pandemia, a saúde e a ciência se tornaram bastante visadas. Sobre elas, há compartilhamento de dados verídicos e outros duvidosos, destaca o jornalista.

Ao mesmo tempo, a ciência passou a receber mais crédito por parte das pessoas e, por se embasar nela, o jornalismo, que por vezes é muito criticado, também acabou por usufruir dessa confiança. “A ciência passou a ser muito importante nesse período e o jornalismo se aliou à ciência, passando a divulgar as notícias cientificamente consagradas e confirmadas. Então, o prestigio da ciência foi passado também para o jornalismo”, avalia.

Quem desejar acompanhar a íntegra da conversa com Gabeira e também saber mais a respeito de sua trajetória profissional é só acessar este link. Nesta terça-feira, a programação prossegue (veja abaixo) com mais profissionais do campo da comunicação, com ênfase em Relações Públicas.

A Semana Municipal da Comunicação, o Fórum Municipal de Comunicação Pública, ambos a serem promovidos na segunda semana de maio, e o Dia Municipal da Comunicação, a ser lembrado anualmente em 5 de maio, foram instituídos pela lei 7.891, de 07 de novembro de 2014. A iniciativa foi aprovada pelos vereadores em plenário e sancionada pelo Executivo municipal. 

Confira a programação completa:

DIA 10/05 (SEGUNDA-FEIRA) – 19h30min às 21h
Assunto:
“A comunicação em tempos de pandemia”               
Bate-papo com o jornalista e comentarista da GloboNews Fernando Gabeira     
Mediadores: Jornalistas Tales Armiliato e Fábio Rausch    

DIA 11/05 (TERÇA-FEIRA) – 19h às 21h
Assunto:
“Engajamento e comunicação em meio a crises”
Convidados:
- Relações Públicas da Eletrobras CGT Eletrosul, Aline Webber
- Chefe da Assessoria de Eventos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Tatiana Martins  
- Coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Jussania de Fátima Albé
Mediadoras: Jornalista Vania Marta Espeiorin e a Relações Públicas Cristiane Fonseca Zanette

DIA 12/05 (QUARTA-FEIRA) – 19h às 21h
Assunto:
“A comunicação como um mecanismo que forma opinião”
Convidados:
- Jornalista Floriano Filho, coordenador da Educação Superior na Escola de Governo do Senado Federal, com passagem pela Rádio Senado e pela TV Senado. Foi correspondente em Washington DC e repórter especial para a TV Brasil, âncora e repórter especial na TV Senado
- Jornalista e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Alessandra Rech
- Jornalista e Relações Públicas Evandro Fontana (Correspondente Internacional da Rádio Caxias)
Mediadores: Jornalistas Tales Armiliato e Fábio Rausch

DIA 13/05 (QUINTA-FEIRA) – 19h às 21h
Assunto:
“As ações da comunicação para uma propaganda efetiva diante da Covid-19”
Convidados:
- Jornalista e Publicitária Tássia Di Carvalho, CEO da Agência IS (Rio de Janeiro), com MBA em Mídias Sociais e pós-graduação em Marketing Estratégico Digital
- Publicitário Alexandre Derlam, professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), diretor de cena e roteirista graduado em Publicidade e Propaganda pela ULBRA, com especialização em Cinema na Unisinos
- Publicitário e diretor da Agência Quanta Propaganda, Felipe Andreola
Mediadora: Jornalistas Greici Mattos e Vania Marta Espeiorin

DIA 14/05 (SEXTA-FEIRA - ENCERRAMENTO) – 19h às 20h
Assunto:
“Como comunicar melhor em contexto pandêmico”
Bate-papo com o jornalista e comentarista da CNN Brasil Alexandre Garcia
Mediador: Jornalista Tales Armiliato

11/05/2021 - 10:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo