Voltar para a tela anterior.

Parlamentares caxienses conferem ações do município de Chapecó em saúde e educação nesta pandemia

A viagem técnica dos vereadores ocorreu por conta própria, ou seja, sem custos à Câmara


Em representação pelo Legislativo caxiense, na última quinta e sexta-feira (22 e 23/04), os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/Progressistas, Tatiane Frizzo/PSDB e Sandro Fantinel/PATRIOTA, conheceram iniciativas promovidas pelo município de Chapecó/SC nas áreas da educação e da saúde, neste período em que a pandemia do coronavírus persiste. Eles viajaram custeando as próprias despesas, ou seja, sem ônus para a Câmara Municipal.

Na quinta-feira (22/04), a comitiva se reuniu com a secretária municipal de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo. O grupo conversou sobre os planos de contingência aplicados à educação, o modelo híbrido de aula implementado na rede municipal, bem como acerca do processo de capacitação dos profissionais das escolas municipais e de orientações aos alunos quanto aos cuidados preventivos.

Na sexta-feira, os parlamentares se encontraram com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues; o secretário municipal da saúde, coronel Luiz Carlos Balsan, e o secretário municipal adjunto da Saúde, Jader Danielli. Na pauta, esteve a política de saúde e sistema aplicados no município nesse setor. Além do tratamento imediato (visando o fortalecimento da imunidade) e testagem rápida, os vereadores receberam informações sobre o monitoramento dos ativos e familiares, e o cuidado pós-Covid-19 destinado a pacientes que tiveram sequelas decorrentes do vírus. Os representantes chapecoenses salientaram que, a partir das medidas, houve queda dos números dos ativos, óbitos e contágios. Após, a comitiva visitou o Ambulatório Covid-19 - Tratamento Imediato (Centro de Pesquisa Verdão); o Centro Avançado de Atendimento Covid-19; e o Centro Especializado em Reabilitação Pós-Covid.

Na opinião do parlamentar Adriano Bressan/PTB, a viagem técnica a Chapecó foi extremamente positiva. "Conseguimos conferir, na prática, os benefícios do tratamento imediato, da testagem em massa e, principalmente, os resultados conquistados através da união entre o poder púbico e a comunidade chapecoense no combate à Covid-19".

Na mesma linha, avaliou o vereador Alexandre Bortoluz/Progressistas. Segundo ele, foi possível confirmar as boas ideias e a política de saúde aplicadas em Chapecó. "Acompanhamos ações que são exemplos para todo o Brasil. Testagem rápida e tratamento imediato para o fortalecimento da imunidade, com cuidado amplo dos pacientes, é o que trazemos de essencial para Caxias. Afinal, deu certo em Chapecó", disse Bortoluz.

Tatiane Frizzo/PSDB por sua vez, declarou: "Uma viagem produtiva, em que verificadas ações tomadas pelo Município de Chapecó. Assim, voltamos com boas ideias para Caxias do Sul. Aliás, chamou atenção a preocupação com a reabilitação de pacientes no pós-Covid e o trabalho multidisciplinar executado pelo Município no cuidado dos pacientes".

Por fim, Sandro Fantinel/PATRIOTA, ressaltou que foi uma viagem instrutiva. Conforme o vereador, as ações de Chapecó podem servir para Caxias do Sul daqui para frente no que se refere à pandemia. "Com isso, devemos buscar os meios de captação de recursos para pôr em prática os exemplos de Chapecó, que é, na minha visão, o caminho a ser seguido por Caxias".

Na próxima sessão ordinária, os vereadores apresentarão relatório com mais informações sobre a viagem técnica.

Também integraram o grupo caxiense os assessores Michel Sonda, Fernando Ferreira e Luis Felipe Burtet, e o diretor-jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, Mário Tadeucci. 

23/04/2021 - 17:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo